ALERTA! Chuvas fortes dominam o Brasil pelos próximos 15 dias
Segundo a previsão do tempo, chuvas fortes estarão presentes em grande parte do país pelos próximos 15 dias.
O Inmet divulgou um alerta afirmando que as chuvas fortes continuarão presentes no noroeste e no sul do país até o dia 27 de novembro. Além dessas regiões, o Centro-Oeste e o Sudeste do país também serão afetados, devido ao canal de umidade em atuação. Em contrapartida, o Nordeste permanece com o clima seco e altas temperaturas.
Veja também: Calor NUNCA mais! Faça um mini ar-condicionado com garrafa pet.
Entre os dias 28 de novembro e 6 de dezembro, os moradores da região Sudeste devem se preparar para grandes acumulados de chuva, que podem ultrapassar os 100 milímetros. Já na região Sul, as tempestades serão superiores aos 50 mm, principalmente no oeste da região.
Nordeste continua com tempo firme até 27/11
Até o dia 27 de novembro, a região norte irá registrar chuvas em formas de pancadas, com volumes acima de 80 milímetros no Acre, Amazonas, Rondônia e no sul de Roraima. Há chances de raios, rajadas de ventos e trovoadas. Chove também em partes do Pará e no Tocantins, com o restante dos estados permanecendo sem chuvas e com tempo seco.
As chuvas não chegam no Nordeste, garantindo o tempo seco principalmente na parte norte e leste da região. Segundo o Inmet, há chances de pancadas de chuva isoladas no Piauí, Maranhão, e no Oeste da Bahia. Essas áreas contam com a possibilidade de rajadas de vento, trovoadas e raios.
No Centro-oeste e no Sudeste, um canal de umidade tem causado pancadas de chuvas com mais de 50 mm. Os precipitados vêm acompanhados de raios, rajadas de vendo e trovoadas. Nas demais áreas do Sudeste, as precipitações acontecerão em menores quantidades.
Já no Sul, os temporais voltam até esta quarta (22) devido a uma massa de ar quente e úmida que atua na região. Assim, os precipitados podem atingir volumes superiores a 70 mm em áreas do Paraná e no oeste de Santa Catarina.
Previsão para primeira semana de dezembro
Entre os dias 28/11 e 6/12, acumulados maiores que 50mm acontecerão na região Norte, principalmente no Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Tocantins e no sul do Pará. Nas demais áreas da região, os precipitados serão inferiores a 20 mm. Já no Nordeste, o tempo continua seco nas áreas norte e leste. Contudo, há chances de chuvas passageiras na Bahia, Piauí e no Maranhão.
No Centro-Oeste e no Sudeste, as chuvas permanecem intensas, ultrapassando os 90 mm. Isso acontecerá em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal e no Mato Grosso do Sul. Por fim, os acumulados na região Sul continuam intensos e superiores a 90 mm no noroeste do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. As chuvas podem passar dos 50 mm no Paraná.
Comentários estão fechados.