Alerta de golpes! IA consegue clonar voz com apenas 3 segundos de áudio
Especialistas alertam para a eficiência da inteligência artificial em imitar vozes e preveem um aumento considerável de golpes online.
As inteligências artificiais estão ocupando um espaço que, muitas vezes, nós mesmos deixamos de reconhecer. Atualmente, especialistas preveem uma explosão de golpes online envolvendo a clonagem de vozes e o surgimento de novas fraudes. Os criminosos têm se aprimorado na arte de reproduzir a voz da vítima com precisão, precisando de apenas três segundos de áudio.
Esses áudios não são fornecidos pelas próprias vítimas, mas sim obtidos diretamente das redes sociais. Os criminosos utilizam esses áudios para roubar dados, entrando em contato com amigos e familiares da pessoa, alegando precisar de dinheiro. O preocupante é que, em muitos casos, essas atividades criminosas conseguem alcançar seus objetivos.
Já notou que as redes sociais estão repletas de áudios e vídeos gerados por inteligências artificiais? No Twitter, por exemplo, é comum encontrar a voz de um artista cantando a música de outro. Embora na plataforma social isso seja considerado entretenimento, o avanço dessa tecnologia tem sido explorado por criminosos.
Inteligência artificial precisa de 3 segundos para realizar um golpe
No Reino Unido, uma em cada quatro pessoas afirmou conhecer alguém que foi vítima de golpe envolvendo inteligência artificial, segundo o especialista em cibersegurança McAfee. O relatório da empresa aponta que a IA facilitou as atividades criminosas para aqueles que aplicam esses golpes, já que existem ferramentas online disponíveis para esse fim.
Essa situação tem preocupado especialistas, acadêmicos e grandes nomes da tecnologia, que buscam regulamentar a inteligência artificial de maneira mais rígida. O temor é de que todas essas funções fiquem fora do controle da tecnologia.
Não por acaso, nesta quarta-feira, dia 3, a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, se reuniu com executivos da Microsoft, do Google e da OpenAI para discutir como lidar de forma positiva com a IA. Essa reunião evidencia a necessidade de retomar o controle diante das novas tecnologias.
Comentários estão fechados.