Alerta de temporais neste fim de semana: Saiba as regiões afetadas
Depois de meses a fio de um calor escaldante, o Brasil vai começar a experimentar fortes temporais e pancadas de chuva recorrentes.
A chegada do fenômeno El Niño bagunçou o relógio das estações no Brasil e em várias outras partes do mundo, trazendo calor intenso principalmente ao longo da primavera brasileira.
Para se ter uma ideia, em algumas regiões do país os termômetros passaram a ter médias de 50ºC com frequência. É realmente um calorão!
Porém, com a aproximação do verão, que começa oficialmente no próximo dia 21 de dezembro, as temperaturas começam a oscilar e a presença da chuva já se faz mais presente.
Hoje (1º), por exemplo, algumas previsões informam que o próximo final de semana será de pancadas de chuva em grande parte do país. Continue lendo para saber como vai estar o clima na sua região!
(Imagem: divulgação)
Norte
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta que a região Norte do Brasil será a mais afetada pelas fortes chuvas neste final de semana.
Em especial, algumas áreas do Pará e do Acre sofrerão com temporais intensos, rajadas de vento e até a queda de granizo. A população deve estar precavida.
Nordeste
Contrariando a previsão de alívio geral das outras regiões, o Nordeste aparece com o tempo quase completamente firme neste primeiro final de semana de dezembro.
O sol forte e as altas temperaturas serão a tônica principal desse período. Mesmo assim, moradores de Ceará, Piauí, Maranhão e Bahia podem esperar chuvas rápidas para “esfriar” um pouco.
Centro-Oeste
A região Centro-Oeste do Brasil tem sido uma das mais afetadas pela forte onda de calor que varreu o país nos últimos meses. Contudo, agora o lugar parece dar alguns sinais de alívio.
Neste “FDS” estão previstas chuvas fracas em Goiás, no Distrito Federal e em algumas regiões de Mato Grosso do Sul. No noroeste de Mato Grosso a chuva vai vir mais forte, mas isso não será suficiente para baixar as temperaturas, que apesar das chuvas vão permanecer altas.
Sudeste
O Sudeste apresenta forte tendência para a continuação das chuvas, que já vêm ocorrendo com certa frequência na região.
Para esse final de semana, as exceções são a região que compreende o norte do estado do Rio de Janeiro, o sul do Espírito Santo e o lado leste de Minas Gerais, que vão ter, além de chuva normal, a queda de granizo.
Ademais, os meteorologistas também alertam que algumas regiões de Minas Gerais e de São Paulo terão uma diminuição nas chuvas apresentadas até agora.
Sul
Por fim, as previsões para o Sul do país falam de chuvas e céu nublado espalhados por toda a região. Nalguns locais, os temporais vão intercalar com períodos de sol forte.
O Rio Grande do Sul é o estado que mais vai sofrer com variações climáticas, registrando tempestades de trovões, raios, granizo e ventos fortes, principalmente.
Comentários estão fechados.