Alerta de toxicidade! Roupas tingidas podem te deixar doente por ISSO
Com a desenfreada diversificação da moda, há tecidos que apresentam alto teor de toxinas e são prejudiciais à saúde humana. Saiba quais!
O mercado da moda historicamente sempre enfrentou uma série de polêmicas e, por isso, busca se reinventar em relação às suas técnicas de produção.
Porém, a ânsia por maior produtividade resulta em decisões nocivas ao meio ambiente, ocasionando sérios e irreversíveis riscos à saúde humana.
Um dos problemas ambientais associados a esse setor é a crise gerada pelo descarte inadequado de tecidos inutilizados. Tal questão tem contribuído para a crescente preocupação com a sustentabilidade e o impacto da indústria da moda no planeta.
Além disso, há outro ponto de alcance global que merece atenção: o tingimento das roupas. Suspeita-se que a prática de tingir os tecidos com corantes químicos possa estar relacionada ao surgimento de doenças em pessoas. Entenda o motivo disso!
Produtos para tingir roupas e a toxicidade impõem alerta
Diversos componentes são amplamente utilizados nas confecções de forma econômica e escalável. Tais substâncias, como corantes, fixadores e produtos de acabamento, carregam consigo ameaças à saúde humana, levantando sérias preocupações.
Particularmente, algumas das tintas empregadas na composição dos tecidos possuem o potencial de causar irritações na pele, alergias e até mesmo reações mais graves, quando em contato prolongado com o corpo.
(Imagem: Divulgação)
Essa problemática ganha maior relevância ao considerar o significativo impacto econômico do setor, que movimentou aproximadamente US$ 2,4 trilhões na economia.
Com isso, torna-se essencial encontrar soluções que abordem de maneira efetiva e responsável os desafios relacionados à saúde e à sustentabilidade na indústria têxtil.
De acordo com pesquisas científicas, os azocorantes, frequentemente utilizados nas roupas coloridas, têm sido apontados como perigosos. Vários estudos demonstram que tais misturas podem liberar aminas aromáticas carcinogênicas.
Essas substâncias representam um risco à saúde humana, pois, quando o organismo é exposto diretamente a esses resíduos, a possibilidade de um câncer aumenta significativamente.
Ao levar em conta que mais de 100 bilhões de peças e acessórios são produzidos anualmente, sem a adoção de práticas sustentáveis, a preocupação com os impactos à saúde e ao meio ambiente nessa indústria é cada vez mais maior.
Da próxima vez que for comprar uma roupa nova, fique atento(a) ao tecido utilizado na fabricação do produto!
Comentários estão fechados.