Estes são os 9 passos definitivos para aumentar a produtividade e melhorar os resultados

Não existem segredos ou atalhos: para ser mais produtivo você precisa modificar a si mesmo e alguns pontos da sua rotina diária.

Gerar mais resultados com um menor esforço: de modo geral, esse é o conceito de produtividade no trabalho.

De acordo com a autora e especialista em produtividade Hayley Watts, mecanismos utilizados no ambiente de trabalho para aumentar a produtividade, como multitarefas e soluções rápidas, não funcionam.

Além disso, nos tornam mais propensos ao erro, visto que o cérebro demora mais para se concentrar rapidamente em duas atividades diferentes.

Veja também: Receita Federal toma decisão animadora sobre trabalho home office

A procrastinação também é outro empecilho presente quando nossa energia e nosso foco não estão bons. Aliada às distrações do dia a dia – como notificações do celular -, acabamos adiando cada vez mais a conclusão de uma tarefa.

Ainda segundo a especialista, para aumentar a produtividade no trabalho e gerenciar metas realistas, é necessário experimentar diferentes ferramentas e mentalidades que se adaptem à sua maneira de trabalhar.

Confira nove dicas de Watts que podem te ajudar a canalizar a sua produtividade no trabalho!

1. Encontre um local livre de distrações para trabalhar

Você é ou conhece alguém que trabalha melhor à noite? Muitas vezes, isso ocorre porque elas sabem que não serão interrompidas durante esse horário.

Portanto, se você deseja trazer isso para o dia, tente mudar o ambiente de trabalho. Encontre uma sala menos movimentada e livre de ruídos que possam te distrair.

2. Aprenda a se comunicar melhor

Um áudio, um emoji ou uma mensagem. Há diversas formas de comunicação e também diversas de interpretação.

O mundo do trabalho é amplo e envolve diferentes e singulares maneiras de atuar e de se comunicar. Entretanto, também existem muitas ferramentas que podem nos ajudar com essa diversidade de comportamentos.

Watts explica que precisamos mudar o nosso relacionamento com essas ferramentas, já que muito estresse e incertezas derivam das maneiras pelas quais nos comunicamos uns com os outros.

3. Priorize fazer a diferença para os outros

Qual trabalho que está na sua lista de tarefas que atinge um número maior de pessoas? Que trará um maior impacto?

Comece o seu dia pela atividade que causará uma mudança significativa para os outros ao invés de iniciar com a pessoa que está “gritando mais alto” com você.

4. Identifique diferentes abordagens para o mesmo problema

Não se restrinja a apenas uma opção. Tenha um leque de maneiras e abordagens diferentes para lidar com o mesmo problema.

Uma forma de conseguir isso é escutando os novatos do seu trabalho. Na maioria das vezes, eles possuem novas ideias e experiências de diversas áreas. Portanto, ouça as suas perguntas e considere agir da maneira como eles indicaram.

5. Observe como você colabora com outras pessoas

Para os líderes, a qualificação das equipes é importante. Se você enfrenta o mesmo problema todos os dias, é porque não treinou a sua equipe para resolver esse problema.

6. Pratique o mindfulness

O mindfulness, palavra que pode ser traduzida como “atenção plena”, refere-se à prática de se concentrar completamente no presente, sem pensar no que aconteceu ou no que está por vir.

A técnica abrange diversos tipos de meditação que podem te ajudar a tomar melhores decisões e a ser mais paciente.

7. Planeje-se

O que você faz hoje que o seu eu do futuro será grato?

Watts reforça a importância de fazer revisões semanais e checklists das suas metas e objetivos. Esse planejamento não ajuda só a manter os projetos no caminho certo, mas também serve como um lembrete para fazermos pausas quando necessário.

8. Busque a calma no cotidiano

Aprenda a resolver os problemas com mais lógica do que com emoção. Dessa forma, você irá conquistar o controle do seu dia, da sua carga de trabalho e das suas tarefas, afastando a ansiedade da sua mente.

Escrever to-do lists e riscar cada atividade que você concluir também pode proporcionar uma sensação de calma e de realização.

9. Movimente o corpo

Não somos super heróis invencíveis e com poderes especiais. Os erros fazem parte de nós e estão mais propensos a acontecer quando estamos cansados, esgotados ou realizando várias tarefas ao mesmo tempo.

Portanto, mova-se. Saia para caminhar, descanse, faça pausas no computador – essas atividades são importantes para recuperar os níveis de energia.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.