Alerta: espécie de pinguim da Antártida pode ser extinta em breve
As mudanças climáticas causadas pelos seres humanos afetam até mesmo o continente mais isolado da Terra e pode extinguir uma espécie de pinguim.
As ações dos seres humanos estão colocando o planeta cada vez mais em risco. As mudanças climáticas e a poluição derivada da nossa atividade, por exemplo, estão chegando ao continente antártico e colocando em risco diversas espécies nativas. Para exemplificar, alertamos sobre uma espécie de pinguim que pode entrar em extinção logo.
Leia mais: Borboletas ameaçadas de extinção dão esperança de retorno
Espécie de pinguim será extinta?
Um estudo publicado no jornal PLOS Biology afirma que 65% das espécies nativas da Antártida, com os pinguins-imperadores, vão entrar em extinção no final do século, caso as pessoas continuem com as práticas prejudiciais.
Esse estudo ainda apontou que, apesar dos esforços feitos para a conservação do continente, ele vem sofrendo com as mudanças bruscas que estamos vendo. Pesquisadores concluíram que os esforços precisam ser reforçados. No estudo, eles apontam o que fazer, pois isso pode salvar até 84% da biodiversidade antártica em risco.
A autora principal da pesquisa, Jasmine Lee, disse para a CNN: “A Antártida não está realmente contribuindo com a mudança climática; não existe uma larga escala de pessoas que vivem lá, então a maior ameaça para o continente está vindo de fora”(…), então completou: “Nós realmente precisamos de uma ação global para a mudança climática, bem como mais esforços locais e regionais para conservação, para dar maiores chances às espécies nativas da Antártida de sobreviver até o futuro”.
Antártida é um continente relativamente bem conservado, grande parte por causa da sua posição isolada em relação ao resto do mundo. Por exemplo: seu relativo oposto no norte, o Ártico, está sofrendo quatro vezes mais rápido com as mudanças no planeta, segundo os cientistas.
Dados atuais apontam que o gelo marinho da Antártida está se desfazendo muito mais rapidamente do que costumava há décadas, o que mostra como a mudança climática está mesmo chegando lá. Esse derretimento coloca as espécies locais em perigo, como é o caso dos imperadores e dos pinguins-de-adélia.
Sobre isso, Lee disse: “Essas espécies icônicas, como pinguins-imperadores e Adélie, estão em risco e é realmente triste pensar que a Antártida é um dos últimos grandes locais selvagens no planeta e os impactos humanos estão sendo vistos e sentidos lá”.
“É incrivelmente triste pensar que nós poderíamos levar esses tipos de espécies rumo à extinção”, finalizou.
Comentários estão fechados.