ALERTA para quem tem conta Google: ela pode ser excluída em breve!
O Google anunciou que irá deletar todas as contas que estejam há dois anos sem serem utilizadas. Saiba como não perder o acesso!
O Google anunciou que a partir do dia 1º de dezembro deste ano irá excluir as contas inativas cadastradas em seu sistema. Ou seja, as contas que não tiveram acesso por seus titulares num período de dois anos serão excluídas. Com isso, as contas do Google que forem deletadas perderão todo o seu conteúdo armazenado, como e-mails, fotos no Google Fotos, documentos no Google Docs, arquivos armazenados no Google Drive e Agenda.
Veja também: Maior autonomia para o Carteira Google: o futuro dos pagamentos
A medida será aplicada para as contas pessoais, sendo inválida para os cadastros na plataforma do Google para empresas, escolas e demais organizações. Segundo o anúncio divulgado pelo Google, a exclusão das contas começará por aquelas que foram criadas e nunca mais foram utilizadas.
A empresa anunciou que irá excluir as contas inativas devido a elas terem maiores chances de ter sua segurança comprometida. Isso porque os cadastros podem ter senhas que foram vazadas e, em geral, não contam com a autenticação de dois fatores. “Nossa análise interna mostra que as contas abandonadas têm pelo menos 10 vezes menos probabilidade do que as contas ativas de configurar a verificação em duas etapas”, explicou o Google.
Como evitar que minha conta seja excluída?
Se você não tiver utilizado o Gmail, mas tiver usado outro serviço do Google, como Drive ou Meet, nos últimos dois anos, saiba que sua conta não será excluída. Caso você não tenha utilizado nenhum dos serviços do Google e queira evitar que sua conta seja deletada por inatividade, será preciso realizar o login e cumprir com pelo menos uma dessas atividades:
- Usar a Pesquisa Google;
- Usar o Google Drive;
- Ler ou enviar um e-mail;
- Assistir ou enviar um vídeo no YouTube;
- Fazer o download de um aplicativo;
- Utilizar o recurso “Fazer login com o Google” em um aplicativo terceiro.
Por fim, as contas que estiverem configuradas com alguma assinatura, seja de um serviço do Google ou de terceiros, também não serão excluídas. O mesmo vale para as contas que tenham algum vídeo cadastrado no YouTube.
Comentários estão fechados.