Prejuízo da Amazon: O fracasso da Alexa gerou uma perda de $ 10 bilhões

Com grandes demissões e um prejuízo de 10 bilhões de dólares, a Alexa é a maior perdedora de dinheiro da Amazon.

De acordo com o relatório do Business Insider (BI), a Amazon está passando por um período de grandes demissões, com planos de despedir cerca de 10.000 colaboradores. A área mais atingida é a da assistente de voz Alexa, que vem caindo em desuso no comércio eletrônico. Que saber o porquê disso estar acontecendo? Leia a matéria abaixo e saiba o motivo do fracasso da Alexa.

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Por que a Alexa está causando tantas perdas?

A assistente de voz Alexa foi criada há 10 anos, pioneira que foi bastante copiada pela Apple e pelo Google. Entretanto, este hardware nunca conseguiu gerar uma receita de dinheiro contínua para a Amazon, e até o final de 2022 a perda pode chegar a US $10 bilhões. As demissões só mostram que a empresa está cansada de perder dinheiro. Saiba o que diz o relatório do Business Insider.

O que diz o relatório sobre a situação da Alexa?

No relatório do BI, os funcionários da Amazon descreveram o momento como uma “divisão em crise”. Os planos para monetizar a Alexa falharam e as demissões foram o resultado das tentativas de mudar este cenário.

Quando foi lançada, a assistente de voz era considerada a tecnologia de estimação da Amazon. Mas na crise de 2019 já mostrava lucros infrutíferos, gerando o congelamento das contratações e o desinteresse pelo projeto.

O objetivo da Amazon com a criação da Alexa era ganhar dinheiro quando as pessoas usassem o dispositivo para comprar itens da empresa por comando de voz, e não quando adquirirem o produto. No entanto, esse plano nunca se materializou.

As pessoas não confiaram o seu dinheiro a uma inteligência artificial para comprar itens sem vê-los. Por isso, as interações se concentraram em comandos triviais, como tocar músicas.

Em 2020, a equipe de hardware parou de apostar na tecnologia por falta de lucro, mas o presidente, Andy Jassy, disse que ainda tem convicção em resgatar o produto, mas somente depois de fazer cortes de funcionários.

No fim, o BI colocou a Alexa, com 71,6 milhões de usuários, em terceiro lugar entre as assistentes de voz, atrás do Google Assistent com 81,5 milhões e do Siri da Apple com 77,6 milhões.

Os assistentes de voz estão condenados?

O Google Assistant expressou problemas semelhantes ao da Alexa. Com o dispositivo consumindo tempo do servidor e dando grandes prejuízos, a empresa agiu exatamente como a Amazon, demitindo pessoal. Enquanto isso, a Apple se concentra nos resultados de investir em anúncios contínuos no Siri.

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