Aplicativos de coparentalidade ajudam com a guarda dos filhos após o divórcio

Os aplicativos já são um sucesso total na Índia.

Uma novidade na Índia tem ajudado os pais a organizar a guarda dos filhos no divórcio. São os aplicativos de coparentalidade, que facilitam a comunicação dos casais em processo de divórcio a se comunicarem e anotar o registro de visitas ou outras situações que envolvam os filhos, como idas a médicos.

Leia mais: Saiba se a alienação parental é um tipo de violência doméstica

Aplicativos americanos de coparentalidade fazem sucesso na Índia

Os aplicativos We Parent, Our Family Wizard e Talking Parents ganham popularidade na Índia e se tornam parte da vida de casais que estão em processo de separação consensual ou divórcios litigiosos, em que há conflitos.

Por apresentar resultados positivos, até mesmo os tribunais na Índia passaram a reconhecer a eficácia dos aplicativos no manejo da guarda dos filhos no divórcio. Por isso, as partes têm sido orientadas a aprender a usar os aplicativos.

Como funcionam os apps de coparentalidade?

Os aplicativos funcionam com base no registro de informações acerca da criança, como o compartilhamento de informações escolares, médicas, atividades diárias, como banca escolar ou aulas particulares e fotos da criança.

A ideia é que a parte que está sem a guarda da criança tenha acesso a essas informações importantes sobre o dia a dia dos filhos. Nos aplicativos, também é possível manter uma conta com as despesas compartilhadas entre os pais.

Um exemplo do uso do app aconteceu com o dono de um restaurante em Mumbai, quando solicitou uma cláusula no divórcio para que a ex-companheira atualizasse o app em cada atividade do filho para que ele possa acompanhar o dia a dia da criança.

Na mesma linha de reconhecer a eficácia do app, o tribunal da Índia permitiu que a cláusula fosse adicionada para que a mãe, com a guarda da criança, atualizasse o app.

Segundo o advogado Mrunalini Deshmukh afirma, os apps de coparentalidade ainda são novidades na Índia. Inicialmente, apenas os não residentes faziam uso, porém, cada vez mais indianos têm feito uso do app nos processos de divórcio para ajudar na criação dos filhos sem preocupações com documentações ou contatos constantes.

Lista dos aplicativos mais usados:

  • We Parent;
  • Our Family Wizard;
  • Talking Parents;
  • 2Houses;
  • AppClose.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.