Saiba por que algumas pessoas NÃO conseguem distinguir o lado esquerdo do direito
Cientistas estão começando a encontrar uma explicação para este "fenômeno" que diverte uns e preocupa outros.
É muito comum vermos pessoas errando quando precisam distinguir a esquerda da direita. O erro é tão comum que um a cada seis indivíduos realmente não conseguem apontar as direções. E mesmo as pessoas que acreditam não ter problemas com isso, quando não estão concentradas, muitas vezes também acabam errando essa orientação.
Distinguir a direita da esquerda pode ser um grande desafio
Um erro que pode parecer infantil é recorrente na vida de muitas pessoas, contudo algo assim pode ser fatal, principalmente quando se é um médico. Já ouviu falar de casos nos quais o profissional confundiu qual era o lado certo e perfurou o oposto ao necessário? Tem até quem já tenha feito uma cirurgia no olho errado. Sim, até mesmo biópsia feita em um órgão saudável já foi noticiada. Tudo isso por causa deste senso ser completamente confuso.
E apesar de haver muita gente que acha fácil diferenciar a esquerda da direita assim como apontar onde é “em cima” e “embaixo”, uma a cada seis pessoas têm sérias dificuldades de fazer essa distinção no dia a dia.
Uma professora de neuropsicologia da Universidade de Leiden, lIneke van der Ham, explica por que é compreensível que os indivíduos, mesmo sem apresentar dificuldade de diferenciar o que é “em cima” do que está “embaixo”, tenham problemas com as direções laterais.
“É por causa da simetria e porque, quando você se vira, fica ao contrário. Isso torna tudo muito confuso.”
Por que é tão difícil distinguir?
Pelo simples fato de que a distinção entre direita e esquerda é muito mais complexa, pois exige memória, linguagem, processamento visual e espacial e rotação mental. Os pesquisadores ainda têm muito o que analisar para entender o porquê de a tarefa se tornar muito mais fácil para algumas pessoas do que para outras.
A confusão já foi vista entre muitos. Até mesmo o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já confundiu qual era o lado indicado em uma cúpula nas Filipinas em 2017.
Como distinguir um lado do outro?
Há gente que aponta os lados tão intuitivamente quanto são capazes de registrar o que é “atrás” e “à frente”, entretanto sempre haverá aqueles que precisam pensar bastante antes de dizer qual é o lado esquerdo ou direito.
O professor clínico da Queen’s University Belfast explica como é possível burlar essa dúvida: “Antes de tudo, você deve orientar a direita da esquerda em si mesmo”, porém se a resposta não vir automaticamente, pode pensar em com qual mão você escreve ou em qual braço tem tatuagem, então conseguirá se orientar a partir disso.
Comentários estão fechados.