Alguns alimentos brasileiros podem ser EXTINTOS em breve; descubra quais e porquê

Devido à interferência do homem em ambientes naturais, diversos alimentos brasileiros estão ameaçados de extinção. Confira a lista de produtos que devem desaparecer aos poucos do mercado!

A padronização alimentar global tem sido um grande aliado para as pessoas tanto na economia quanto na facilidade na hora de comprar.

Cada vez mais temos visto opções de alimentos industrializados substituindo os de origem natural e artesanal nas prateleiras de mercados.

Assim, vários alimentos brasileiros e ingredientes culturais muito consumidos no país estão correndo o risco de desaparecer de vez.

A seguir, vamos mostrar os principais desses ingredientes e alimentos, além das razões pelas quais estes estão em declínio.

Conheça os principais alimentos com risco de extinção nos mercados

Batata-doce roxa

Ela é muito esquecida e tem um cultivo bastante restrito. Por isso, fica cada vez mais difícil encontrar esse vegetal em locais de venda, como supermercados.

Pitanga

Outro alimento em declínio de produção são as pitangas, que apesar de florescerem em muitos jardins brasileiros, enfrentam problemas quanto ao seu transporte.

Dessa maneira, torna-se difícil a mobilidade da fruta para os pontos de venda e ocorre a queda na produção de maneira geral.

(Imagem: divulgação)

Pinhão

Temos também o exemplo do pinhão. Chamado ainda de semente de araucária, é rico em carboidrato e sofre com o sumiço por conta da exploração de sua madeira.

A busca desenfreada por essa matéria-prima deixa cada vez mais difícil encontrar esta opção entre os alimentos brasileiros, além de torná-la mais cara para compra.

Pimenta-rosa e palmito juçara

A pimenta-rosa e o palmito juçara são provenientes de plantas e árvores das regiões de Mata Atlântica. Contudo, com a diminuição agressiva desse bioma por conta da exploração, desmatamento e queimadas, estão cada vez mais sumidos.

Pequi

Este se encontra atualmente em área com degradação do meio ambiente. Existem hoje movimentos de cooperativas para preservar o alimento, mas cada vez mais ele se torna mais difícil de encontrar.

Goiabada cascão

A emblemática goiabada cascão encara dificuldades produtivas. Por essa razão, tem sido silenciosamente substituída pelas opções industrializadas. Isso faz com que o produto artesanal fique cada vez mais raro nas lojas e supermercados.

Esses alimentos podem acabar desaparecendo em um período mais curto do que podemos imaginar. É necessário proteger as opções naturais e os meios de produção de tais produtos para tê-los na mesa por mais tempo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.