Você sabia que a sua alimentação pode aumentar o risco de câncer?

Conheça os alimentos cancerígenos, isto é, aqueles responsáveis por influenciar no surgimento da doença.

Segundo dados do Cancer Research, ter uma dieta saudável pode contribuir para reduzir o risco de câncer. Isso ocorre porque o desenvolvimento da obesidade está relacionado como causa para o surgimento de 13 tipos de cânceres. Assim, hoje falaremos sobre os alimentos que podem aumentar o risco de aparecimento da doença. Confira!

Leia mais: Saiba o que comer no café da manhã para ter cabelos mais saudáveis e bonitos

Alimentos que podem aumentar o risco de câncer

Embora não seja possível afirmar que a alimentação saudável seja uma garantia contra o surgimento do câncer, estudos já comprovaram que uma dieta equilibrada contribui para reduzir o risco de aparecimento da doença, assim como para manter um peso saudável e aumentar a longevidade.

Isso não significa dizer que se você consumir determinadas comidas terá câncer, mas é importante estar atento ao seu prato. Então, conheça agora os alimentos que são prejudiciais para a saúde e estão relacionados à manifestação da doença.

Carnes processadas

As carnes processadas são aquelas nas quais as propriedades do alimento foram alteradas ou preservadas. As técnicas de defumação, enlatamento ou adição de conservantes são processos pelos quais os alimentos podem passar. No entanto, esses métodos podem criar substâncias cancerígenas. Alguns exemplos incluem:

  • Salsichas;
  • Salame;
  • Presunto;
  • Carne enlatada;
  • Nuggets de frango.

Estudos apontam que esses alimentos processados estão relacionados com o câncer de estômago, câncer colorretal e câncer de mama.

Carne vermelha

A carne vermelha inclui as carnes bovina e suína e já foi apontada como provavelmente cancerígena para humanos. O seu consumo está ligado ao surgimento de câncer de estômago e de pâncreas. Como tudo na vida, o ideal é o equilíbrio, então recomenda-se o consumo de até 100g de carne vermelha por semana.

Álcool

Ficou surpreso? Pois é! Diferentes estudos já relacionaram o consumo de bebidas alcoólicas com o desenvolvimento de câncer nos seres humanos. Isso porque o fígado, ao digerir o álcool, libera uma substância cancerígena. Câncer de boca, garganta, esôfago, fígado e intestino estão ligados ao consumo do álcool.

Açúcar e carboidratos refinados

O consumo em excesso de alimentos com açúcar pode aumentar os riscos do desenvolvimento de obesidade e diabetes tipo 2. Essas condições costumam provocar uma inflamação no organismo que aumenta os riscos de câncer de ovário, do endométrio e de mama. Alguns exemplos desses alimentos são:

  • Refrigerantes e bebidas açucaradas;
  • Cereais açucarados;
  • Massas brancas;
  • Farinhas brancas;
  • Frituras e fast food.

As frituras costumam produzir uma substância chamada acrilamida, que já foi considerada cancerígena para os seres humanos. Isso ocorre porque ela induz a morte celular. Além disso, o consumo excessivo de frituras e de fast foods, por serem ricos em gordura e açúcares, está ligado à diabetes e obesidade que, como alertamos, são condições ligadas ao aparecimento de vários tipos de cânceres.

Este artigo não apresenta soluções para problemas médicos ou psicológicos. Consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.