Saiba quais alimentos devem ser evitados quando se tem artrite

O glúten e os açúcares podem impulsionar as dores da artrite. Por isso, os portadores dessa doença precisam passar longe dos excessos.

Dores nas articulações, inchaços e dificuldade nos movimentos são alguns dos sintomas das artrite, que é uma inflamação nos ossos e articulações. Essa doença crônica atinge milhões de pessoas no Brasil e no mundo e tende a se intensificar com o passar dos anos.

O tratamento dessa condição envolve a prática de exercícios físicos, acompanhamento fisioterapêutico e, em casos mais graves, o uso de medicamentos contra as dores. Mas, existe outro fator que influencia muito na intensidade da dor, que é a alimentação. Por isso, hoje trazemos alguns alimentos para evitar quando se tem artrite.

Leia mais: Benefícios do Coentro: Erva ajuda na cicatrização e na saúde dos ossos.

Alimentos para evitar quando se tem artrite

  • Alimentos processados

Os fast-foods, carnes processadas, além de outros alimentos industrializados e com alto teor de conservantes são perigosos para pacientes com artrite. Isso porque os conservantes presentes nesses produtos são altamente inflamatórios, de modo que intensificam a condição do corpo. Portanto, recomenda-se aos pacientes com artrite que sempre priorizem os alimentos orgânicos, pois são muito mais saudáveis e seguros.

  • Laticínios

Outro tipo de alimento que impulsiona a inflamação da artrite são os laticínios, que estão sempre presentes na mesa dos brasileiros. Desse modo, o consumo de leite e seus derivados é um grande risco para pacientes com artrite. Neste caso, torna-se muito interessante a substituição dos laticínios pelos leites vegetais, como o de soja, castanhas e coco.

  • Excesso de sal e açúcar

Não vamos negar que os condimentos são essenciais para aguçar o sabor de praticamente todas as refeições, mas o seu excesso é bastante prejudicial. Afinal, o sal pode estimular a hipertensão, e o açúcar, a diabetes. Ademais, ambos configuram-se como um fator de risco para os casos de doenças autoimunes, o que inclui a artrite. Inclusive, o excesso de açúcar também é um grande responsável pelo desenvolvimento inicial da doença.

  • Glúten

O glúten é altamente inflamatório e pode gerar uma série de inquietações, incômodos e dores em diversas partes do corpo. Ainda mais no caso de pessoas que sofrem com a artrite, que já é uma condição de inflamação. Por isso, estudos apontam que parar de comer alimentos com glúten pode reduzir muito as dores nos ossos causadas pela doença.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.