Conheça 5 alimentos que vão melhorar o funcionamento do cérebro
Quando inseridos na sua rotina alimentícia, a sua memória e raciocínio se tornam mais fluidos. Adotar o hábito de consumi-los ainda previne doenças. Saiba mais!
O órgão mais importante encarregado de processar os sinais que recebemos dos estímulos externos e enviar instruções ao corpo sobre como responder em cada situação é o cérebro. Não é para menos que há alguns alimentos específicos que garantem um bom funcionamento do cérebro. Será que você já consome alguns deles?
Leia mais: Estudos revelam que o cérebro muda depois da meia-noite
Hoje separamos uma lista com cinco alimentos que fazem toda a diferença.
Veja 5 alimentos para saúde do cérebro
Tudo que serve para o aprimoramento de uma função cerebral deve ser consumido como parte de uma dieta equilibrada e saudável. Esses alimentos citados a seguir podem ajudar a evitar doenças como depressão, demência, Alzheimer e Parkinson. Sendo assim, eles devem fazer parte da sua rotina o quanto antes.
Peixes (Salmão)
Os peixes são uma fantástica fonte de ômega 3, que é muito necessário para o desenvolvimento das células do cérebro e do sistema nervoso. É também fundamental para acelerar as respostas do cérebro, facilitar o aprendizado e melhorar a memória.
Além disso, algumas pesquisas mostram que os ácidos graxos no ômega 3 do salmão podem ajudar a diminuir a depressão, melhorando então a produção e a função de neurotransmissores como a dopamina e a serotonina.
Oleaginosas
Além de serem ricos em vitamina A e gorduras saudáveis, alimentos oleaginosos como castanha-do-pará, nozes, amêndoas e pistache também são ricos em selênio. Essas substâncias funcionam nas ondas cerebrais relacionadas ao aprendizado e protegem o cérebro.
Chocolate amargo
O chocolate amargo é rico em flavonóides, epicatequinas e catequinas. Os três contam com efeitos antioxidantes que reduzem os danos às células cerebrais e promovem a oxigenação desse mesmo órgão.
Isso pode ajudar a melhorar o aprendizado e a reduzir a queda natural da mente, que sempre é associada ao envelhecimento, especialmente do que diz respeito à memória. Como resultado, pode ajudar na prevenção da doença de Alzheimer ou até mesmo no Parkinson.
Abacate
Esse alimento é abundante em gorduras monoinsaturadas (gordura boa). Ele protege os vasos sanguíneos e ajuda na circulação sanguínea (principalmente no cérebro, onde isso é mais necessário). Além disso, é rico em outras substâncias boas, como o selênio, luteína e vitaminas do complexo B.
Espinafre ou os vegetais verde-escuros
É um vegetal rico em luteína. Estudos provaram que essa é uma substância ligada a uma mente mais ágil. Ele também é dotado de ácido fólico, que protege o cérebro. Caso você não goste de espinafre, os vegetais de folhas verdes geralmente são bons substitutos.
Comentários estão fechados.