Tem diabetes? Então você DEVE evitar esses alimentos
Alguns alimentos podem ser os responsáveis pelo desenvolvimento da diabetes e pela piora da doença nos portadores.
Comumente, sabemos que quem possui diabetes deve tomar cuidado com a alimentação. E isso não significa que deve-se cortar apenas o açúcar da dieta diária, ou seja, existem diversos alimentos proibidos para diabéticos, pois influenciam diretamente no aumento da glicose. Ademais, alguns deles podem gerar resistência à insulina, o que dificulta o tratamento do doente. Por isso, é necessário ficar atento e passar longe dos alimentos a seguir.
Leia mais: Os efeitos do café para quem sofre com diabetes.
Alimentos proibidos para diabéticos
- Pães brancos
Esse produto tão comum na dieta do brasileiro é um inimigo para quem é diabético. Isso porque ele tem como ingrediente-básico a farinha de trigo branca. Logo, existe uma alta concentração de carboidrato que irá se transformar em açúcar no organismo. Sem falar que, na farinha branca, há a ausência das fibras que são muito importantes para a digestão do carboidrato. Portanto, quem tem diabetes deve optar pelo consumo dos pães feitos com farinha integral, que são ricos em fibras. Isso evitará os picos de glicemia no corpo, fator de extremo risco para quem possui diabetes.
- Gorduras trans
Alimentos como margarina ou carnes processadas influenciam diretamente na resistência à insulina. Por isso precisam estar fora da dieta do diabético para não prejudicar o tratamento. Além disso, a gordura trans possibilita o surgimento de gordura local e o aumento de peso. Esses são fatores que culminam no maior risco para a saúde de portadores da diabetes. Sendo assim, passe longe dos biscoitos recheados e alimentos industrializados em geral.
- Bebidas alcoólicas
Cervejas, vinhos e bebidas alcoólicas em geral não devem estar no dia a dia do diabético. Afinal, muitas das misturas alcoólicas possuem excesso de carboidratos que geram aumento da glicemia. Inclusive, o próprio álcool pode ser um causador do desequilíbrio nos níveis de açúcar no sangue. Por fim, destaca-se que o álcool pode gerar inflamações no organismo, bem como prejudicar o tratamento por uso de medicamentos.
- Sucos de fruta adoçados
Por fim, em geral as frutas não são proibidas para diabéticos, embora concentrem o açúcar natural, a frutose. Isso porque uma fruta não possui quantidade de frutose tão prejudicial. Entretanto, os sucos de fruta costumam conter mais de uma unidade de fruta e geralmente são adoçados. Com isso, haverá maior concentração de glicemia no sangue.
Logo, caso opte por tomar sucos de frutas, evite o açúcar para adoçar, consumindo-os apenas com o açúcar natural, e não coe para não retirar as fibras. Isso porque, como vimos, as fibras são essenciais para que o corpo elimine a glicemia.
Comentários estão fechados.