Conheça alguns alimentos que ajudam na saúde do cérebro
Alimentação é um fator de extrema importância na saúde do corpo humano. Confira como ela pode ajudar a manter o cérebro mais saudável.
A alimentação está ligada à saúde do ser humano de forma generalizada, e para cuidar da saúde do seu cérebro, é importante ter uma alimentação equilibrada. Desse modo, a seguir você conhecerá alguns alimentos que são benéficos para o cérebro e que você pode tentar inserir no seu dia a dia.
Veja também: Benefícios do Brócolis: Vegetal pode prevenir o câncer, proteger o cérebro e muito mais
Relação da alimentação com o cérebro
O cérebro é um órgão que, como qualquer outro, precisa de nutrientes para poder funcionar bem. Nesse sentido, uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas, minerais e antioxidantes é capaz de proteger este órgão do estresse oxidativo.
Isso significa que eles conseguem diminuir a produção de radicais livres, que são parte do processo degenerativo do corpo humano. Diante disso, eles danificam as células e podem levar a problemas cerebrais com o tempo. Além disso, alguns alimentos são maléficos ao cérebro e levam ao estresse oxidativo, que é o caso dos que possuem muito açúcar, podendo também piorar transtornos de humor, como por exemplo a depressão.
Alimentos bons para o cérebro
Para cuidar da sua saúde mental, é necessário cuidar também da sua dieta. Existem alguns alimentos que ajudam o cérebro a exercer bem as suas funções e que você pode facilmente inserir no seu dia a dia. No primeiro grupo de alimentos estão os fermentados, como iogurte natural, kombucha, dentre outros. Eles são bons para saúde mental porque possuem bactérias vivas que ajudam a aliviar a ansiedade.
Em adição a estes, o chocolate amargo também pode ser um ótimo aliado, tendo em vista que auxilia na proteção dos neurônios e no controle da síntese das substâncias químicas do humor. Para finalizar, um outro alimento que pode ajudar são as nozes, que por possuírem uma gordura boa, vitaminas e minerais, têm efeito anti-inflamatório e antioxidante e, assim, ajudam a melhorar raciocínio e memória.
Comentários estão fechados.