Alguns alimentos podem concentrar mais cálcio que o leite: confira!
Segundo o médico Mohamad Barakat, o quiabo e o brócolis podem ser boas fontes de cálcio.
Uma das principais funções do cálcio é a manutenção e o fortalecimento dos ossos. Contudo, ele também é responsável pela coagulação sanguínea, batimentos cardíacos e manutenção de músculos.
O corpo adquire cálcio por dois modos: pelos alimentos e pela reserva do mineral nos ossos. Algumas pesquisas, no entanto, mostram que alguns brasileiros não consomem a quantidade necessária desse nutriente. Assim, para completá-la, os médicos aconselham o consumo diário de alimentos ricos em leite como queijos e iogurtes.
Todavia, além de ser encontrado em alimentos derivados do leite, existem outras opções que podem até ser melhores. De acordo com o médico Mohamad Barakat, brócolis e quiabo são boas alternativas.
Veja mais: Conheça 5 alimentos ricos em cálcio que não contêm leite
Os poderosos alimentos
À medida que envelhecemos e nossos ossos vão se tornando mais fracos, necessitamos repor o cálcio em maiores quantidades. Essa reposição é importante, pois pode prevenir doenças como a osteoporose.
Os poderosos alimentos ricos em cálcio estão bem próximos. Para o médico Mohamad Barakat, alimentos como brócolis, quiabo, espinafre, feijão, castanhas, mostardas e sardinhas são opções ainda melhores que o leite.
Enquanto 100ml de leite de vaca garantem 120 mg de cálcio, em 100g de quiabo, por exemplo, há 112mg de cálcio. Já a soja já possui três vezes mais cálcio que o leite: em 100g do extrato solúvel de soja, encontramos 359 mg desse nutriente. Muito, não?
Assim, a pessoa que possui intolerância à lactose ou que prefere substituir o consumo de leite pode aderir a diversas outras fontes ricas em cálcio disponíveis no mercado.
Vitamina D
Contudo, é importante ressaltar que, sem a vitamina D, a absorção de cálcio pode ser comprometida. Assim, é importante manter também as taxas dessa vitamina, pois ela é a responsável pelo processo de fixação do cálcio nos ossos.
Uma alimentação baseada em frutos do mar, fígado, carnes e aquele solzinho pela manhã são ótimas fontes de vitamina D. Que tal aproveitar e colocar aquela caminhada matinal em prática?
Comentários estão fechados.