Conheça 5 alimentos ricos em cálcio que não contêm leite

Veja agora quais são as fontes de cálcio além do leite e saiba onde encontrar esse mineral importantíssimo para os ossos.

O cálcio é um mineral fundamental para a saúde dos ossos e a principal fonte desse nutriente é o leite. No entanto, saiba que existem alimentos ricos em cálcio que não contêm leite. Portanto, saiba em quais deles você pode encontrar esse mineral para manter o consumo diário recomendado.

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A recomendação de ingestão de cálcio por dia é de 1g. Nesse sentido, o leite e seus derivados são ótimas opções para atingir essa recomendação. Por outro lado, a absorção do cálcio de outras fontes, como dos vegetais, é mais eficiente do que através do leite.

Portanto, o cálcio proveniente dos alimentos de origem vegetal é melhor absorvido, embora a quantidade desse nutriente seja menor neles em comparação com os de origem animal. Sendo assim, veja agora quais são os alimentos vegetais ricos nesse mineral.

Alimentos ricos em cálcio que não contém leite

1. Tofu

O tofu é similar a um queijo, porém é produzido a partir dos grãos de soja. Assim, ele é uma ótima opção para os vegetarianos e veganos. Também é bastante útil para fazer preparações parecidas com ovo mexido e com o próprio queijo.

2. Espinafre

Os vegetais folhosos verdes-escuros de modo geral são boas fontes de cálcio, mas o espinafre é um dos principais deles. Portanto, é excelente para atingir a recomendação de cálcio, além de possuir poucas calorias, então também é uma ótima opção para o processo de emagrecimento.

3. Gergelim

O gergelim contém uma quantidade muito considerável de cálcio em 100g em comparação com outros alimentos. Sendo assim, invista nesse alimento. Ele pode ser utilizado em saladas e receitas de pão, peixes, entre outras.

4. Aveia

A aveia é rica em fibras e vitaminas do complexo B, ajuda a reduzir os níveis de colesterol e, ademais, também é uma boa fonte de cálcio de origem vegetal. Além disso, seu consumo pode ser feito de diversas formas, como em mingaus, bolos e por cima de frutas.

5. Grão de bico

O grão de bico é da família das leguminosas, da qual o feijão também faz parte. Pode ser utilizado em saladas, e também serve para fazer pastas como o humus. Esse alimento tem uma boa quantidade de cálcio e pode te ajudar a consumir seu 1g diário desse mineral.

Finalmente, você já sabe 5 alimentos ricos em cálcio além do leite. Dessa forma, varie sempre as fontes para poder consumir uma quantidade maior desse mineral e atingir a recomendação diária, visto que ele é um nutriente realmente importante para a saúde.

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