Alimentos que afetam a absorção do cálcio podem trazer problemas de saúde
O cálcio é necessário para saúde do corpo humano e deve ser absorvido corretamente para trazer resultados.
O cálcio é um nutriente extremamente importante para nossa saúde, mas principalmente para a saúde dos ossos. Dessa forma, é interessante consumir alimentos ricos nesse mineral no nosso dia a dia.
Contudo, ingerir alimentos ricos em cálcio não é o único fator necessário na absorção desse nutriente. Isso se dá pois o consumo de determinados alimentos podem interferir nesse processo e trazer alguns problemas a sua saúde. Confira!
Veja também: Alimentação variada: Conheça 5 alimentos ricos em cálcio que não contêm leite
O cálcio na alimentação
A forma como uma pessoa se alimenta está associada diretamente à saúde do corpo em geral. Nesse sentido, é importante ter uma dieta saudável e nutritiva para preservar sua saúde. Diante disso, o cálcio é um mineral extremamente importante para os ossos, dentes, força e contração muscular, coagulação sanguínea e pH sanguíneo, e por isso, deve fazer parte da nossa alimentação.
Leite, queijo, espinafre, sardinha e brócolis são alimentos ricos neste mineral e devem ser consumidos com frequência. No entanto, determinados alimentos podem interferir na absorção de alguns nutrientes e, consequentemente, podem trazer problemas de saúde relacionados. Isso não é diferente no caso do cálcio. Confira abaixo alguns alimentos que podem afetar sua absorção.
Alimentos que inibem a absorção de cálcio
Dentre esses alimentos está o refrigerante. Essa bebida é muito prejudicial à saúde, mas especialmente para os ossos, devido à quantidade de corantes e compostos artificiais que possui. Dessa forma, os altos níveis de fósforo acabam dificultando a absorção de cálcio.
Outra bebida que pode afetar essa absorção é o café, quando ingerido em excesso. Isso se dá pois a cafeína tem uma ação no corpo de liberar cálcio na urina, ou seja, o mineral acaba não sendo absorvido como deveria.
Juntando-se ao café e ao refrigerante, o sal também pode ser prejudicial a esse processo. Ele também aumenta o cálcio na urina, além de afetar a saúde dos ossos e aumentar os riscos de hipertensão.
Comentários estão fechados.