4 Alterações nas unhas que podem indicar problemas de saúde

Suas unhas podem revelar mais sobre sua saúde do que você pensa.

Alterações na estrutura das unhas podem ocorrer devido a um processo de envelhecimento natural ou caso haja alguma lesão na área afetada. Contudo, tal fenômeno também pode ser um reflexo de determinados problemas de saúde como, por exemplo, deficiência de vitaminas e minerais, mudanças hormonais, infecções por microrganismos, diabetes, entre outras questões.

Assim, confira a lista abaixo contendo algumas alterações nas unhas que são bastante comuns, suas possíveis causas e fique atendo à saúde das suas unhas!

Leia mais: Habilidade de ficar sobre um pé só pode indicar quanto tempo você viverá

Alterações nas unhas que requerem atenção

  • Unhas quebradiças

As unhas quebradiças são aquelas que quebram ou lascam com muita facilidade, o que, geralmente, tem relação com o envelhecimento natural, mas também pode indicar deficiências de nutrientes como proteínas, que são os principais constituintes das unhas.

As unhas que quebram facilmente também podem estar relacionadas a uma deficiência nos níveis de ferro no corpo, bem como das vitaminas A, B12 ou C e ácido fólico. Além disso, psoríase, hipertireoidismo e micose são problemas de saúde que também podem provocar esse efeito colateral, afetando a saúde das unhas.

  • Unhas leuconiquias

Unhas leuconiquias são aquelas que apresentam manchinhas brancas. Tais alterações podem aparecer em decorrência de algum trauma no local, como pancadas, por exemplo. No entanto, este tipo de mancha também pode ser causada por oscilações hormonais que ocorrem ao longo do ciclo menstrual.

Portanto, de modo geral, essa alteração não obrigatoriamente indica um problema de saúde, mas você deve se manter alerta, pois ela também pode surgir em decorrência do uso prolongando ou intenso de antibióticos, ou como consequência de doenças como hanseníase e vitiligo, por exemplo.

  • Unhas amareladas

As ocorrência de unhas amareladas é comum em pessoas idosas e nem sempre estão relacionadas a problemas de saúde. Sendo assim, essa coloração pode surgir pelo uso de medicamentos ou contato com produtos de limpeza. A ingestão excessiva de cenoura ou abóbora também é capaz de conferir essa tonalidade às unhas.

Por outro lado, algumas causas patológicas podem também estar associadas à coloração amarelada nas unhas, entre elas: a infecção por fungos na unha que leve, por exemplo, à onicomicose, ou doenças como psoríase, diabetes, artrite reumatoide, hepatite, cirrose e até alguns problemas pulmonares.

  • Unhas roxas ou azuladas

As unhas cianóticas, ou azuladas, como são mais conhecidas, podem ser causadas por baixos níveis de oxigênio no sangue. Dessa maneira, a pele abaixo das unhas fica com uma cor azul púrpura. Essa condição é conhecida como cianose e é um sintoma comum quando se está em ambientes frios.

Se essa coloração surgir nas unhas em outros momentos, é necessário investigar a causa com atenção, porque pode indicar problemas circulatórios, alterações respiratórias, como asma, enfisema ou pneumonia e até problemas como insuficiência cardíaca.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.