Alto-falantes internos de PCs desconectados podem facilitar o ataque hacker
Hackers podem usar de um método inovador para acessar os dados de PCs, pois a desconexão da internet permite a entrada por alto-falantes.
A Escola de Cibersegurança da Universidade da Coreia do Sul, na capital do país, descobriu informações que podem facilitar o ataque hacker e o roubo de dados pessoais. De acordo com a informação, os alto-falantes internos do PC, quando estão desconectados da internet, podem informar dados simples para ter acesso aos dispositivos móveis que estão por perto.
O computador e outros dispositivos, mesmo sem conexão à internet, tornam-se alvo da ação interna. No experimento realizado na universidade em Seul, utilizaram informações do código Morse para serem transmitidos à distância de mais ou menos 1,5 metro. Descobriram que poderiam acessar os smartphones ou notebooks que estivessem mais perto.
Na testagem, fizeram uso de um computador Linux Ubuntu 20.04 e do Samsung Galaxy Z Flip 3. Fazendo uso do código Morse e usando a palavra “covert”, os especialistas conseguiram acessar o aparelho que estava a 50 centímetros de distância.
Com o código não binário, puderam alcançar uma distância maior, de 1,5 metro. Com 50 centímetros, conseguiram acessar 100 ms e com 1,5 metro conseguiram 50 ms.
Toda a ação vai depender de um malware que pode acessar as informações pessoais no dispositivo, bastando ser inserido apenas uma vez. O vírus também é capaz de mudar a frequência do som no dispositivo, o que não é perceptível sem o manuseio de outra ferramenta.
‘Casper’: ataque e roubo de senhas
O ataque foi nomeado como ‘Casper’, capaz de revelar uma senha forte em exatos três segundos. A ineficiência só foi apresentada com arquivos maiores, como um arquivo de 10 KB, contando com mais de 60 minutos para ser enviado, sem contar com as interferências.
Os pesquisadores chegaram à conclusão de que o ataque funciona por meio de ultrassons somente contra alguns sistemas. Apesar de não acessar os arquivos, o ataque pode ser eficaz com sistemas digitalizados e pode conceder acesso a espiões e roubo de dados.
Os dispositivos que foram encarados como “sensíveis” podem remover os alto-falantes internos que ficam localizados nas placas-mãe. Caso o método não seja possível, o indicado é aplicar o uso de filtros que impedem o acesso de ultrassom.
Comentários estão fechados.