Alunos de todo o Brasil podem participar de competição sobre Pensamento Computacional; confira
A competição, denominada Desafio Bebras Brasil, é destinada a escolas, que devem inscrever os seus alunos. Saiba mais!
Escolas de todo o país estão se preparando para realizar a prova do desafio computacional oferecida pelo Bebras Brasil.
Conhecida como “Desafio Internacional de Pensamento Computacional”, a prova testa os conhecimentos e raciocínio dos alunos nessa linha.
Alunos de instituições privadas e públicas podem se inscrever até o dia 1º de novembro para participar do evento. Assim, podem estar no desafio realizado em mais de 75 países ao redor do mundo todo.
Esse desafio computacional foi criado na Lituânia pela professora Valentina Dagiené. Essa é a segunda edição feita em nosso país, e no ano passado o evento contou com mais de 8,5 mil participantes.
Saiba mais detalhes sobre o desafio
“O principal objetivo é despertar a curiosidade e o interesse pela computação na educação básica através de atividades bem divertidas. A gente gostaria que as crianças começassem a se aproximar do universo da computação e do pensamento computacional antes mesmo de lidarem com aparatos eletrônicos e a programação em si”, disse Cristina Diaz, diretora da UpMat Educacional.
A instituição é responsável pela organização da prova no Brasil e lida também com o Concurso Canguru de Matemática Brasil. Este contou durante o ano de 2023 com mais de 960 mil participantes.
(Imagem: divulgação)
A prova, que é destinada aos alunos de todas as escolas, não necessita de conhecimento prévio sobre o assunto ou mesmo programação.
Na verdade, o evento estimula o pensamento crítico, divisão de funções e o estabelecimento de passos a seguir para se chegar ao resultado desejado.
Quais estudantes podem participar da prova
As provas são com questões de múltipla escolha e voltadas para alunos a partir do terceiro ano do ensino fundamental de instituições públicas e privadas.
Assim, estimulam o pensamento computacional para o desenvolvimento posterior de habilidades com pensamento algorítmico e programação de computadores.
Os exames serão aplicados aos alunos entre os dias 6 e 10 de novembro, tendo os resultados obtidos divulgados a partir do dia 4 de dezembro. A aplicação acontece de acordo com a decisão das escolas, podendo ocorrer de forma presencial ou remota.
Os estudantes que realizarem a prova terão direito a receber premiações digitais, além de obterem certificados de participação. Além disso, os alunos também recebem classificações como bronze, prata ou ouro e honra ao mérito.
As escolas que desejarem participar devem pagar uma taxa única de inscrição independentemente do número de alunos que participarão. Os valores são de R$ 260 para instituições públicas e de R$ 520 para escolas privadas.
Para se inscrever os gestores podem acessar o site oficial do Desafio Bebras Brasil, que tem mais informações sobre a competição.
Comentários estão fechados.