Alunos do ensino médio têm péssimo aprendizado de matemática

Resultados do Saeb mostra que pouquíssimos alunos terminam seus estudos com aprendizado adequado em matemática.

Todo mundo tem dificuldade em alguma disciplina no Ensino Médio. Mas é quase um consenso entre todas as classes que ela é uma das maiores vilãs do boletim: a matemática. Um estudo recente com base nos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) avaliou os resultados de 2021 e trouxe resultados assustadores. Spoiler: é pior que nos anos anteriores.

Leia mais: ‘Cadê o dólar que falta?’; Só os mais inteligentes conseguem resolver este problema de matemática

Os dados do Saeb mostraram que 95% dos estudantes de escolas públicas no Brasil terminaram seus estudos com aprendizado inadequado em matemática. Ou seja, apenas 5% de todos os alunos estão preparados e conseguiram absorver o que deveriam da disciplina.

Isso significa que apenas esta pequena porcentagem de alunos termina o 3º ano sabendo resolver problemas usando probabilidade ou o Teorema de Pitágoras.

Aprendizado em matemática piorou nos últimos anos

Em 2019, tivemos um resultado um pouco melhor: 7% dos alunos tiveram conhecimento avaliado como adequado em matemática.

De acordo com Ernesto Faria, diretor de Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), a matemática depende muito mais da escola do que a Língua Portuguesa, por exemplo. “A leitura você pode viver fora do ambiente escolar, a família pode ajudar mais”, explicou ele em entrevista à Exame.

Segundo ele, a pandemia pode ter sido uma das responsáveis pela defasagem no aproveitamento da disciplina. No ensino remoto, sublinhou ele, poucas famílias se preocupam e conferem seu os filhos estão realmente assistindo uma aula de trigonometria no computador.

Além disso, há o fator social. Por mais que a tecnologia esteja mais difundida, não são todas os estudantes da rede pública de ensino que podem arcar com um computador, tablet ou smartphone para acompanhar uma aula.

Língua Portuguesa

Os resultados em Língua Portuguesa foram melhores do que os de Matemática, mas ainda assim estão abaixo da média. Apenas 33,1% têm conhecimento adequado da disciplina. Em 2019, o percentual era de 34%.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.