As relações ecológicas intraespecíficas e interespecíficas são extremamente importantes para o funcionamento de uma comunidade.
Essas relações podem ser harmônicas (sem prejuízo para nenhuma espécie) ou desarmônicas (com prejuízo para alguma ou todas as espécies).
Você pode baixar um mapa mental sobre todas as relações ecológicas e imprimir para estudar clicando aqui.
O que é amensalismo?
O amensalismo é quando uma espécie é prejudicada sem que haja nenhum dano a outra espécie envolvida na interação, ou seja, é uma relação interespecífica do tipo desarmônica.
Exemplos de amensalismo:
- Maré Vermelha
As algas se proliferam com maior facilidade no verão ou quando o ecossistema aquático recebe um excesso de nutrientes. Algumas espécies de algas unicelulares (dinoflagelados) que passam por esse processo deixam a água com a coloração avermelhada e causam o fenômeno chamado de maré vermelha. Elas produzem toxinas que matam os peixes que a consomem, sendo essa uma relação amensalista entre algas dinoflageladas e peixes.
- Manada de grandes animais
A manadas quando passam esmagam plantas, formigas e outros pequenos animais que estiverem em seu caminho no solo.
- Antibiose
É a relação estabelecida entre fungos e bactérias na produção de antibióticos. Alguns fungos podem inibir o crescimento de bactérias, é um fenômeno bastante usado pela medicina para o combate de infecções.
Veja também:
- Comensalismo
- Canibalismo
- Parasitismo
- Predatismo e herbivoria
- Esclavagismo ou sinfilia
- Mutualismo e protocooperação
- Relações ecológicas – Sociedade e colônia
- Competição – Intraespecífica e interespecífica
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.