Amigo virtual: Você seria capaz de desafiar este bate-papo de IA?
Objetivo da OpenAI é ter conversas saudáveis. Ele escreve poemas, corrige erros de codificação e explica teorias complexas.
A Inteligência Artificial (IA) é o futuro da tecnologia. Programadores têm usado desta tecnologia para as mais diversas atividades, desde as mais complexas às mais simples, como um simples bate-papo. Esta, aliás, é a premissa da OpenAI, que criou uma interface de bate-papo de IA que está sendo desafiada por milhões de pessoas.
Leia mais: Tecnologia Meta: inteligência artificial escreve artigos acadêmicos e TCCs
O ChatGPT é uma interface de bate-papo de IA baseada na GPT. De acordo com a Ars Technica, ele é capaz de escrever poemas, corrigir erros de codificação, gerar artes a partir de Inteligência Artificial – mais ou mesmo como o aplicativo Lensa – e explicar conceitos complexos.
Os programadores conseguiram desenvolver um prompt especial que usa a técnica Aprendizado por Reforço do Feedback Humano (RLHF). Isso faz com que a IA se baseie em como os humanos que a usam classificam suas respostas.
Só conversa produtiva
A OpenAI quer que o este seja um chat para conversas saudáveis, como um “amigo virtual”. O ChatGPT é programado para limitar e até mesmo não responder assuntos prejudiciais e termos que envolvem discurso de ódio. Este é o maior desafio da plataforma.
O que acontece é que é difícil controlar as tendências ofensivas. Apesar de todos a programação por trás do bate-papo, algumas pessoas já conseguiram burlar alguns filtros de conteúdo pedindo, por exemplo, para que a Inteligência Artificial buscasse saídas em cenários fictícios. Além disso, a interface se mostrou vulnerável a ataques diretos.
Fanfiqueira
Outro problema que a interface apresenta é que ela tem uma tendência a ser “fanfiqueira”. Sabe aquela sua amiga que consegue mentir tão bem e com tantos detalhes que todo mundo acaba caindo na história? Pois é, o ChatGPT parece ter este mesmo impulso.
De acordo com a OpenAI, a plataforma é boa em inventar coisas que não existem. Por exemplo, o bate-papo pode criar um livro e dar milhões de detalhes sobre ele. Com isso, a confiabilidade da ferramenta é prejudicada.
Mas, felizmente, a tecnologia está em constante avanço. Esta já é uma versão aprimorada de modelos anteriores. Um possível GPT-4 estaria em desenvolvimento e, caso seja usado no ChatGPT, poderá aprimorar a ferramenta ainda mais.
Você seria capaz de desafiar este bate-papo de IA?
Por ainda estar em fase de testes, o bate-papo precisa que pessoas o desafiem. Para fazer isso, basta criar uma conta no site da OpenAI – é gratuito e rápido. Depois, é só entrar no site do ChatGPT, clicando aqui.
Infelizmente, por enquanto plataforma só está disponível em Inglês.
Comentários estão fechados.