FGV lança e-book gratuito que ajuda a entender o Metaverso

O Metaverso é uma grande evolução da tecnologia, que permite uma experiência virtual mais rica, em uma plataforma que permite diversas interações.

O Metaverso é uma grande evolução da tecnologia, que permite uma experiência virtual mais rica, em uma plataforma que permite diversas interações que antes só poderíamos realizar presencialmente.

Leia também: Alunos no Japão iniciaram o ano letivo pelo metaverso; entenda

Essa é uma experiência nova no mercado, tão nova que muitas pessoas ainda estão por fora de todas suas funcionalidades. Foi pensando nisso que o Núcleo de Prospecção e Inteligência Internacional da Fundação Getúlio Vargas (FGV NPII), em parceria com a Demarest Advogados, criou um e-book que explica o conceito do Metaverso e suas propriedades.

Intitulado “Propriedade Intelectual no Metaverso”, o e-book traz discussões sobre o novo mercado que esse universo criou, tais como as modalidades e áreas de atuação que o Metaverso comporta, questões de direitos autorais, de imagem, avatares e hologramas, baseadas na LDA, e também sobre regulação de publicidade e propaganda dentro do Metaverso, junto às regulações do CONAR.

Essa nova ferramenta está virando um fenômeno virtual e permite uma nova visão econômica e social. Segundo Leonardo Paz Neves, cientista político e analista de Inteligência Qualitativa no FGV NPII, o Metaverso pode ser considerado como a quarta revolução industrial e veio para revolucionar o campo virtual, a fim de simplificar certas atividades, como fizemos durante a pandemia com consultas online e trabalho home office.

Porém, não são apenas benefícios. Segundo Neves, o Metaverso “traz desafios. Entre eles, o de reestruturar uma economia cada vez mais dependente da internet. E ainda desafios sociais e de saúde, por causa do maior tempo de tela e conexão. Então, é preciso entender como vamos lidar com isso”, destaca.

Ele ainda diz que aspectos voltados à legislação, bem como punição e monetização, precisam ser discutidos com urgência devido ao avanço da tecnologia. Sendo assim, o e-book veio para auxiliar nesta elaboração e discussão.

Clique aqui para ter acesso ao e-book.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.