INSS pagará dinheiro extra de revisão de benefícios em maio
Quase 11 mil pessoas estão para serem contempladas com a revisão do auxílio ou revisão do artigo 29.
Segundo o Ministério Público, 10.941 pessoas receberão o pagamento dos benefícios por incapacidade concedidos entre 2002 e 2009. Assim, esses cidadãos serão contemplados por um acordo entre o INSS e Ministério Público, que prevê depositar os valores entre os dias 1º e 07 de maio.
Assim, todos os segurados que foram aposentados por incapacidade nesse período terão direito à correção. Isso acontece porque, entre esses anos, o INSS cometeu um erro no pagamento dos benefícios por incapacidade, deixando de descartar as 20% menores contribuições da média salarial dos profissionais. Assim, receberão todos os beneficiários que receberam com erro em 2012.
Veja mais em: Meu INSS: Como consultar contribuições e emitir o extrato previdenciário (CNIS)
Sou contemplado?
Os critérios para o recebimento são: tinha até 45 anos em 2012, não recebia o benefício calculado com erro e tinha direitos atrasados a partir de R$ 6 mil.
A consulta pode ser feita através do site Meu INSS, buscando verificar se o beneficiário está no lote final do mês de abril ou ligando para o número 135. Também é possível acessar o aplicativo do INSS e buscar por “Revisão do Beneficiário- art.29”.
A revisão será paga aos que receberam auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria por invalidez ou pensão por morte durante esses anos com erro. Estão à frente da ação o Ministério Público e Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas).
O processo de luta pelos direitos
A busca pela revisão do auxílio e o pagamento do valor devido é um direito de todos que receberam seus benefícios com erros. Na época, devido a um erro de cálculo, muitos trabalhadores recebem valores abaixo do que deveriam.
Desse modo, buscando a reparação, o INSS deve realizar o pagamento para aqueles que tiveram seus direitos negados. Contudo nem todos terão esse direito, pois de acordo com a advogada Tonia Galleti, coordenadora de departamento jurídico, muitos trabalhadores deixarão de receber por terem perdido o prazo para pedir a correção ao INSS.
Por isso, consulte se você possui o direito. Ligue para o número 135 ou acesse o Meu INSS.
Comentários estão fechados.