Meu INSS: Como consultar contribuições e emitir o extrato previdenciário (CNIS)

Com a ajuda do seu celular, você consegue solicitar o demonstrativo e garantir as suas informações de vínculos trabalhistas.

A maioria dos problemas e também solicitações quanto aos documentos e trâmites do INSS podem ser resolvidos por meio do aplicativo Meu INSS. Inclusive, por meio dele, o trabalhador tem como emitir o extrato previdenciário INSS.

Esse documento reúne todas as informações referentes a vínculos trabalhistas que o cidadão tenha no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Além disso, o extrato virá com o detalhamento referente a tempo de serviço, valor de remunerações e também o histórico de contribuições previdenciárias.

Leia mais: Como consultar o benefício do INSS pelo CPF?

Ou seja, para quem está no meio do processo de cálculo da aposentadoria, o documento será fundamental. E para tê-lo, basta que você possua um celular Android ou iOS e cadastro na plataforma Gov.br.

Passo a passo para emitir o extrato previdenciário

Após instalar o aplicativo Meu INSS em seu celular, abra-o para que apareçam as opções de login. Assim, com a tela aberta, toque na opção “Entrar com gov.br”, na qual você deverá informar o seu CPF e tocar em “Continuar”. A seguir, você deve informar a senha cadastrada e logo depois clicar em “Entrar”.

Inclusive, caso você não possua cadastro, é só clicar em “Esqueci minha senha” para realizá-lo e ter acesso à plataforma. Então, depois que você conseguir acessar o app, basta ir até a seção “Para Você”, e em seguida clicar em “Extrato de Contribuição (CNIS)”. Dessa maneira, você conseguirá ver todo o seu histórico.

Navegue pelo Extrato de Contribuições

Pelo próprio app, você conseguirá revisitar todos os vínculos trabalhistas de todos os anos anteriores, conforme apresentado no menu superior. Além disso, existe a possibilidade de baixar esse documento em um arquivo PDF, na opção “Baixar PDF” logo abaixo.

Assim, você pode optar por baixar todo o arquivo com todos os anos de vínculos e remunerações, ou selecionar apenas os vínculos. Por fim, com o arquivo baixado, você poderá imprimi-lo para servir de apoio nos cálculos da aposentadoria do INSS.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More