Meu INSS: Como consultar contribuições e emitir o extrato previdenciário (CNIS)

Com a ajuda do seu celular, você consegue solicitar o demonstrativo e garantir as suas informações de vínculos trabalhistas.

A maioria dos problemas e também solicitações quanto aos documentos e trâmites do INSS podem ser resolvidos por meio do aplicativo Meu INSS. Inclusive, por meio dele, o trabalhador tem como emitir o extrato previdenciário INSS.

Esse documento reúne todas as informações referentes a vínculos trabalhistas que o cidadão tenha no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Além disso, o extrato virá com o detalhamento referente a tempo de serviço, valor de remunerações e também o histórico de contribuições previdenciárias.

Leia mais: Como consultar o benefício do INSS pelo CPF?

Ou seja, para quem está no meio do processo de cálculo da aposentadoria, o documento será fundamental. E para tê-lo, basta que você possua um celular Android ou iOS e cadastro na plataforma Gov.br.

Passo a passo para emitir o extrato previdenciário

Após instalar o aplicativo Meu INSS em seu celular, abra-o para que apareçam as opções de login. Assim, com a tela aberta, toque na opção “Entrar com gov.br”, na qual você deverá informar o seu CPF e tocar em “Continuar”. A seguir, você deve informar a senha cadastrada e logo depois clicar em “Entrar”.

Inclusive, caso você não possua cadastro, é só clicar em “Esqueci minha senha” para realizá-lo e ter acesso à plataforma. Então, depois que você conseguir acessar o app, basta ir até a seção “Para Você”, e em seguida clicar em “Extrato de Contribuição (CNIS)”. Dessa maneira, você conseguirá ver todo o seu histórico.

Navegue pelo Extrato de Contribuições

Pelo próprio app, você conseguirá revisitar todos os vínculos trabalhistas de todos os anos anteriores, conforme apresentado no menu superior. Além disso, existe a possibilidade de baixar esse documento em um arquivo PDF, na opção “Baixar PDF” logo abaixo.

Assim, você pode optar por baixar todo o arquivo com todos os anos de vínculos e remunerações, ou selecionar apenas os vínculos. Por fim, com o arquivo baixado, você poderá imprimi-lo para servir de apoio nos cálculos da aposentadoria do INSS.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.