O que é o La Niña? História, Descrição e Características

La Niña, uma frase em espanhol que significa “a menina”, é um fenômeno climático que é o reverso direto do El Niño. Saiba suas características:

La Niña, uma frase em espanhol que significa “a menina”, é um fenômeno climático que é o reverso direto do El Niño. Às vezes, as pessoas descrevem o La Niña como o anti-El Niño ou El Viejo (o velho).

Este fenômeno tem um impacto nos padrões climáticos de todas as regiões do mundo. Em alguns lugares, esse fenômeno causa secas extensas, enquanto em alguns lugares leva à formação de tempestades mortais.

Impactos do La Niña

La Niña acontece quando há uma queda significativa nas temperaturas da superfície do mar no Oceano Pacífico central. Quando essas temperaturas atingem níveis mais baixos do que o normal, o que geralmente acontece durante os últimos estágios do outono e os primeiros estágios do inverno, um efeito cascata é sentido em toda a América do Norte e outras partes do mundo.

Chuva

Em algumas partes do mundo, como o Sudeste Asiático (Índia), o fenômeno leva ao aumento das chuvas. Consequentemente, as atividades agrícolas nessas áreas crescem. Por exemplo, em março de 2008, as temperaturas caíram para cerca de 35,6 °C, o que causou grandes quantidades de chuva em países como Indonésia, Malásia e Filipinas.

Inundações

Inundações destrutivas são outra consequência desse fenômeno. Por exemplo, o La Niña de 2010 levou à formação de inundações destrutivas em certas regiões da Austrália, como Queensland. Em 2010, Queensland sofreu as inundações mais destrutivas de todos os tempos que levaram ao desalojamento de mais de 10 mil pessoas e a prejuízos no valor de mais de US$ 2 bilhões. A Bolívia também teve uma experiência semelhante no passado.

Secas

Embora a ocorrência leve a condições mais úmidas do que o normal em certas partes do mundo, ela causa o efeito oposto direto em outras partes. A temperatura reduzida em torno do Pacífico Central leva a formações reduzidas de nuvens, o que provoca uma queda subsequente na precipitação. Essa situação também é válida para áreas na costa oeste tropical da América do Sul, na costa do Golfo dos EUA e nas regiões baixas da América do Sul.

Na África Oriental, as condições de seca entre dezembro e fevereiro são causadas por esse fenômeno. A gravidade e o período dessas condições dependem da gravidade da La Niña naquele ano. Nos últimos tempos, a imprevisibilidade dos padrões climáticos significa que as condições meteorológicas são imprevisíveis e aleatórias em comparação com os tempos anteriores.

Relação entre La Niña e El Niño

Um equívoco comum é que La Niña tem que acontecer imediatamente após a ocorrência de um El Niño. Embora isso não seja totalmente falso, a probabilidade de um El Niño fazer a transição para um La Niña é maior se o primeiro for forte o suficiente.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.