Anel de ouro com um milênio de idade é encontrado na Polônia
O artefato precioso está sendo colocado como raríssimo pelos arqueólogos que o encontraram.
Durante escavações no Castelo Real de Wawel, um complexo arquitetônico medieval que fica em Cracóvia, na Polônia, arqueólogos encontraram um anel de ouro que data de algum momento entre os séculos XI e XII.
De acordo com os cientistas, as imagens gravadas no anel, consideradas ricas em detalhes, são bastante incomuns para a época de que ele data. O objeto foi encontrado em uma das quatro torres que compõem o complexo de Wawel.
(Imagem: Departamento de Arqueologia do Castelo Real em Wawel/reprodução)
Atualmente um museu de arte muito visitado por turistas e cidadãos poloneses, o Castelo Real de Wawel serviu como residência real por muitos séculos.
O anel agora encontrado estava na camada superior de uma linha de edificações antigas, possivelmente criadas antes dos espaços que podem ser vistos agora.
Ainda segundo os arqueólogos responsáveis por essa descoberta, poucos anéis de ouro da Idade Média foram encontrados na Polônia até agora. Dos que foram achados, nenhum tinha as gravuras que esse encontrado em Wawel, que é rico em detalhes. Por isso, o artefato ganhou o status de “raríssimo”.
Tendo provavelmente pertencido a algum nobre polonês que viveu entre os séculos 11 e 12, o anel conta com uma ilustração do deus Janus, uma divindade romana representada com duas faces, uma voltada para a frente e outra para trás.
Para endossar ainda mais o elevado status de raridade da peça, os cientistas lembram que o cristianismo começou a ser disseminado na Polônia a partir do século X (10). Ou seja, esse anel pode ter feito parte de uma das últimas coleções de jóias em homenagem a deuses pagãos reverenciados no mundo antigo.
* Com informações do Canal History
Comentários estão fechados.