Os animais reconhecem o próprio reflexo?
Será que os animais realmente tem essa capacidade? Descubra aqui!
Para nós, seres humanos, o espelho é um item indispensável no dia a dia, afinal, estamos o tempo todo olhando nosso reflexo em algo. Seja na hora de nos arrumar ou pentear o cabelo, olhamos para eles o tempo inteiro, e até mesmo quando dirigimos o espelho está ali. Mas, será que os animais reconhecem seu próprio reflexo no espelho?
Animais e o reconhecimento do próprio reflexo
Na racionalidade humana, a autoconsciência é um fator decisivo, pois é o que permite compreender o que nos diferencia das outras pessoas e seres, nos fazendo perceber que somos seres únicos.
Partindo deste mesmo pensamento, a compreensão para saber se os animais são providos deste mesmo dom vai além. Descobrir se um animal tem essa mesma capacidade pode ter um significado bem maior.
Animais autoconscientes
Em 2006, nos Estados Unidos, foi realizado um estudo para entender se os animais têm a capacidade de reconhecer seu próprio reflexo. Primeiramente, foram testados no experimento três elefantes asiáticos. Assim, foi possível observar que sim, esses animais têm a capacidade de reconhecer seu próprio reflexo.
Para fazer a comprovação, os pesquisadores que executaram o experimento marcaram os elefantes com símbolos diferentes, para instigar cada animal a identificar qual era o seu corpo entre os reflexos.
O resultado foi animador, pois os animais reconhecem os seus reflexos corretamente e de forma totalmente consciente. Desta forma, os elefantes mostraram entender que os símbolos que cada um tinha era o que os identificava.
Os pesquisadores disseram que, para isso, os elefantes precisam estudar a sua própria anatomia. Um dos animal levou sua tromba até o reflexo de sua boca no espelho, e em outro momento chegou a puxar sua orelha com a tromba. Todos os movimentos eram feitos de forma lenta, como se o animal estivesse analisando suas próprias reações.
Os macacos
Os símios são uma espécie de macaco sem cauda, e também foram usados para o mesmo experimento. Foi bastante interessante o resultado desse teste, pois os pesquisadores notaram que só os macacos já em idade adulta interagiram com seus reflexos.
Desta forma, parecia que os macacos mais jovens não haviam desenvolvido completamente a sua autoconsciência, enquanto aqueles bem velhinhos, mais idosos, pareciam que a tinham perdido.
Além de macacos e elefantes, aparentemente golfinhos e orcas também possuem essa capacidade. Mas a dúvida que fica é: quais os limites dessa capacidade? Será que ela pode ir além disso? Até então não temos resposta para tais questionamentos, então só nos resta esperar pelas próximas descobertas a partir de novos estudos.
Comentários estão fechados.