Esses ingredientes do shampoo podem ser nocivos ao seu cabelo

Saiba identificar os ingredientes nocivos ao ler um rótulo de shampoo e previna queda de cabelos e danificações.

Quando o assunto é higiene capilar, nenhum de nós conseguiria dizer que os shampoos não são necessários. Entretanto, é preciso estar atento ao rótulo desse produto se você quiser evitar danificações no cabelo. Isso porque existem alguns ingredientes de shampoo que fazem mal ao cabelo e por isso devem ser evitados.

Leia Mais: Vitaminas para cabelos e unhas: esses produtos realmente funcionam?

Bom ou ruim: veja uma análise dos principais ingredientes de shampoo

Quem parar para observar com mais calma os ingredientes que compõem os shampoos poderá perceber que a maior parte desses produtos possui matéria-prima semelhante. No entanto, isso de forma alguma significa que esses sejam ingredientes realmente bons. A seguir, discutimos um pouco sobre a eficácia dos itens mais comuns.

Sal

Para muitos, o sal é o verdadeiro vilão das fórmulas de shampoo, mas não é bem assim. Na verdade, os shampoos costumam usar uma quantidade tão pequena de sal que não existem muitos efeitos diretos para o cabelo. Na verdade, na quantidade adequada ele pode até ajudar a manter o cabelo mais limpo, sem gerar ressecamento como efeito adverso.

Silicones

Outro item muito comum de se encontrar nos rótulos de shampoo é o silicone, mas nesse caso é preciso ter bastante cuidado. Isso porque os silicones podem causar sérias danificações ao couro cabeludo. No caso, esse ingrediente pode entupir os folículos capilares de forma a deixar todo o cabelo com um aspecto morto e oleoso.

Sulfatos

Já os sulfatos, muito presentes nas receitas de shampoo, na verdade, estão ali para cumprir o papel de ser um detergente químico, ou seja, retirar a sujeira. Inclusive, nisso o ingrediente cumpre o que promete, porém, o grande problema é que ao realizar uma limpeza tão profunda, os sulfatos também retiram a hidratação dos cabelos, deixando-os ressecados.

Fragrância

Aqui é preciso ter cuidado na observação, pois não há nada de errado em um shampoo usar óleos naturais para dar perfume ao produto e aos cabelos. No entanto, se você encontrar apenas o nome “Fragrância” no rótulo, saiba que pode ser uma brecha para não nomear diversos químicos perigosos. Portanto, esteja atento!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.