Anos 30 – Moda, História, Cultura, Música

A década de 1930 foi rica em cultura, cinema e moda. Assim como em conflitos políticos. Descubra mais sobre os famosos anos 30!

0

O mundo passou por diversas mudanças marcantes nos anos de 1930. Sejam elas na política, no comportamento social, cinema ou música. O fato é que a década marcou a história, e traçou rumos que nos trouxeram até aqui.

Sendo assim, buscando relembrar, ou melhor dizendo, conhecer mais sobre esses anos tão importantes, preparamos um aparato geral dos principais acontecimentos dos mágicos anos 30.

Política

A década foi marcante pelas suas decisões politicas. Sejam elas a âmbito internacional, como também aqui no Brasil. Portanto, começando a nível mundial, foi em 1933, na Alemanha que Hitler criou o 3° Reich, perseguindo seus inimigos políticos.

Além disso, em 31 de julho de 1936, a Guerra Civil se espalhou por toda Espanha. Os anos 30 foram marcados pelas guerras e conflitos. Deste modo, em 1939 Hitler invade a Polônia, dando inicio a Segunda Guerra mundial. Na ocasião, França e Reino Unido declararam guerra a Alemanha.

Agora no Brasil, a política da década foi praticamente comandada pelo Governo Vargas. Sendo assim, tudo começou com a Revolução de 1930, que acaba com a República das Oligarquias e leva Getúlio Vargas ao poder.

Quatro anos depois, em 1934, é promulgada a nova Constituição. Deste modo, em 1937, Vargas dá inicio ao Estado Novo. A época foi marcada pelo autoritarismo, centralização de poder e perseguição aos opositores.

Economia

Os anos 30 começaram com os reflexos da Grande Depressão, ou a Crise de 1929. Os efeitos da crise duraram por toda década, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial.

Sendo assim, visando diminuir seus efeitos, em 1933 o presidente norte-americano Roosevelt lança o New Deal. O plano tinha como objetivo recuperar a economia estadunidense.

Ciência e Tecnologia

A década também foi marcante para a tecnologia. Isso porque logo no seu início, em 1931, foi construído o primeiro microscópio eletrônico. Isso representou um marco para a Microbiologia.

Foi em 1935 que o avião estadunidense DC-3 fez seu voo inaugural. O avião era capaz de transportar 21 passageiros e viajava a 250 km por hora. Ainda em 1935 foi inventado o plástico e a película.

Além disso, o primeiro automóvel da Volkswagen foi fabricado em 1936, na Alemanha. Um ano após foi construída a primeira antena de radiotelescópio. Já na ciência, no mesmo ano, os biólogos Karl Landsteiner e Alexander Wiener descobriram o fator RH.

Moda

A moda dos anos 30 começa com os reflexos da crise mundial de 1929. Na época, muitas empresas faliram e pessoas ficaram pobres. Deste modo, na década mulheres e homens tinham um visual mais sóbrio, porém sofisticado.

Na moda feminina dos anos 30, os cabelos penteados em onda eram tendência. Além disso, eram usadas saias longas, com vestidos igualmente longos. Nos vestidos, os decotes nas costas marcaram a época.

As curvas femininas também foram valorizadas. Além disso, a altura era supervalorizada. E para isso, a cabeça precisava parecer pequena, por isso os cabelos penteados junto à cabeça.

Já na moda masculina dos anos 30, os ombros dos paletós eram largos e quadrados. Assim como as calças eram retas ou largas. Uma mudança marcante foi a ausência da camiseta por baixo do terno, que era “roupa de baixo” da época.

A mudança se deu após a cena do filme “Aconteceu Naquela Noite”, onde o personagem tira a camisa e não há uma camiseta por baixo. Os chapéus também marcaram a era, com o famoso modelo fedora, caído sobre os olhos.

A moda dos anos 30 foi influenciada pelas grandes musas do cinema de Hollywood. Nomes como Katharine Hepburn, Greta Garbo e Marlene Dietrich eram sinônimo de beleza e eram copiadas por diversas mulheres.

Foi ainda nesta década que grandes nomes surgiram na moda, como Madame Grès, Coco Chanel e Jeanne Lanvin.

Cinema

Logo no início da década, a atriz Greta Garbo faz sua estreia no cinema falado. Outra estreia marcou a década: estamos falando do filme King Kong, de 1933. Ele trouxe ao cinema o que havia de mais moderno em tecnologia para a época.

Foi em 1936 que um grande clássico do cinema foi lançado: Tempos Modernos, de Charles Chaplin. Ainda neste ano, Bette Davis ganha seu primeiro Oscar por seu papel em “Perigosa”. Um ano após, a Walt Disney lança o primeiro desenho animado longo, com “Branca de Neve e os Sete Anões”.

Além disso, no final da década, em 1939, foi lançado o grande clássico “O Mágico de Oz”, estrelando Judy Garland como sua protagonista.

Música

A música brasileira da década de 1930 foi marcada pelo sucesso de Carmen Miranda, e seus diversos hits no país, e alguns inclusive fora das fronteiras nacionais.

Deste modo, o ritmo Swing também se torna bastante popular na metade da década. Sendo assim, o mundo entra na “era do swing”, e das bandas do gênero musical.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.