Anos 40 – Moda, Cultura, História, Música

Os anos de 1940 foram marcados pelo Segunda Guerra Mundial e seus horrores. Porém, a década foi marcada por vários outros acontecimentos emblemáticos.

0

Não é segredo que início dos anos de 1940 foram marcados pela Segunda Guerra Mundial. Isso porque os conflitos existentes na década começaram nos anos 30, e sem sombra de dúvidas moldaram o cenário político em que ainda estamos vivendo.

Além disso, a década foi marcada por muitos avanços tecnológicos, na ciência e na TV. Sendo assim, confira agora os principais acontecimentos desta década tão importante para a humanidade

Segunda Guerra Mundial

Os anos 40 tem como marco a Segunda Guerra Mundial. Portanto, já em 1940, Paris é ocupada pelos alemães. Ainda neste ano o Japão se une a Itália e Alemanha na guerra. Um ano após, a Alemanha invade a URSS, iniciando uma das piores fases do conflito.

Ainda em 1941, Japão ataca a base militar norte-americana de Pearl Harbor. A consequência do ataque foi a entrada dos Estados Unidos na guerra contra o eixo fascista.

Deste modo, o Brasil declarou guerra aos fascistas em 1942. Após dois anos dominada pelos alemães, a França é libertada em 1944. Em janeiro de 1945, soldados soviéticos libertam cinco mil prisioneiros na Polônia.

Finalmente, dando fim a guerra, a Alemanha se rendeu em 7 de maio de 1945. Entretanto, ainda neste ano, revidando os ataques japoneses, os Estados Unidos lançaram duas bombas atômicas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

Política

Além de todos conflitos, ocorreram ainda algumas mudanças e acontecimentos políticos que não estavam ligados exatamente a grande guerra. Começando internacionalmente, no início da década Franklin Roosevelt é eleito presidente dos EUA pela terceira vez consecutiva.

O presidente foi reeleito novamente em 1944. Entretanto, um ano após sua reeleição, o presidente morre. Desta forma, assume Harry Truman, seu vice. Em 1945 é fundada a Organização das Nações Unidas (ONU).

Já no Brasil, em 1943 Getúlio Vargas sanciona a criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Todavia, seu governo não dura muito após a decisão. Isso porque Vargas foi deposto pelo exército em outubro de 1945. Deste modo, o general Eurico Gaspar Dutra assume a presidência do Brasil.

Um ano após a saída do presidente, é promulgada uma nova Constituição em nosso país. Voltando a nível internacional, em 1947 é anunciado o famoso plano estadunidense de recuperação da economia, o Plano Marshal. Já em 1948, é criado o Estado de Israel.

Economia

Como falamos acima, nos EUA foi criado no Plano Marshal visando a recuperação econômica. Já no Brasil, em 1947, o presidente Dutra lançou o Plano Salte, que tinha como objetivo o intervencionismo econômico.

No final da década de 1940, foi criado o Conselho para Assistência Econômica Mútua, que visava a relação de ajuda e colaboração econômica do leste europeu com a União Soviética.

Moda

A moda dos ano 40 sofreu influência da Segunda Guerra Mundial. Isso porque muitos materiais e tecidos eram utilizados para a fabricação de elementos para guerra, como paraquedas, bolsas de pólvora dentre outros.

Sendo assim, as roupas precisavam economizar tecido e serem versáteis. Neste contexto, as roupas tinham cintura moldada, mangas largas e ombros arredondados.

Portanto, foi nessa época que começou o uso de calças pelas mulheres. A vestimenta era uma questão de necessidade, além de ser mais prática.

Cinema

Uma “brasileira” que brilhou no cinema nos anos 40 foi Carmen Miranda. Logo no inicio da década, a cantora e atriz volta para os Estados Unidos, onde faz 13 filmes e grava 30 discos. Ainda em 1940, Charles Chaplin estreia “O Grande Ditador”, seu último filme.

Além disso, os anos de 1940 ainda nos trouxeram diversos clássicos do cinema que hoje são adorados e reverenciados. Um deles é “Cidadão Kane”, de 1941. Outra grande estreia é “Casablanca”, de 1943, um dos maiores filmes do cinema internacional.

Também foi na década que uma grande musa do cinema mundial começou sua carreira. Marilyn Monroe começou com participações em filmes pequenos, e alguns que não tiveram sucesso ainda na década. Mesmo não tendo feito o sucesso comercial desejado, os papéis foram essenciais para o estrelato da atriz.

Outra atriz que brilhou nos anos 1940 foi Joan Crawford. A atriz estadunidense era conhecida pelo seu talento e beleza. Em 1946 ganhou o Oscar de melhor atriz por Alma em Suplício.

Música

A música dos anos 40 foi, e ainda é bastante marcante. No nosso país, a rádio estava em seu auge! Desta forma, tivemos grandes cantores que brilhavam nas estações radiofônicas brasileiras como Dalva de Oliveira, Luiz Gonzaga, Dorival Caymmi, dentre outros.

Outros clássicos também estavam começando suas carreiras fora do território brasileiro. Estamos falando de Frank Sinatra, Tommy Dorsey, Gleen Miller e Freddy Martin.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.