10 Seres mitológicos Gregos – Lista, nomes e características

A mitologia grega é repleta de seres e criaturas sobrenaturais. Alguns deles são temidos, e outros adorados. Confira 10 seres da mitologia grega.

0

A mitologia grega é uma das ricas e interessantes da humanidade. Isso porque para os gregos tudo havia um significado maior. Desta forma, como não se havia nenhuma explicação cientifica para vários acontecimentos, eles responsavam seus seres e figuras mitológicas.

Os seres mitológicos eram criaturas não humanas. Os seres possuíam poderes sobrenaturais, bem como podiam interagir com humanos quando quisessem. Sua mitologia é repleta de seres e deuses que foram cultuados, adorados e temidos por anos. Sendo assim, confira 10 seres mitológicos gregos:

Sereias

As famosas sereias gregas podem ser um pouco diferente daquelas que conhecemos com a Disney. Isso porque as sereias da mitologia grega eram seres sensuais e perigosas. Elas atraíam os homens para o mar com o seu canto sedutor.

Elas eram representadas como metade mulher, metade peixe. Entretanto, algumas vezes eram retratadas com asas e um busto de mulher.

Ninfas

As ninfas eram personagens femininas que encantavam com sua beleza e tinham a função de cuidar das florestas e campos onde moravam. Elas tinham o poder de cura e profecia.

Quimera

Eram seres híbridos. Portanto, podiam ser a combinação de dois ou mais animais. Eram conhecidos como bestas que podiam soltar fogo pelas narinas.

Centauros

Assim como os quimeras, são seres híbridos. Entretanto, possuem metade do corpo de um homem e a outra metade de cavalo.

Semideuses

Dizem as lendas que de tempos em tempos os Deuses desciam do Olimpo até a Terra para se relacionar com humanos. Destas relações surgiam filhos com mortais. Eles possuíam poderes, porém diferentes dos deuses, ainda eram mortais.

Sátiros

Sátiros fazem parte do grupo híbrido da mitologia grega. Eram seres que da cintura para cima tinham corpo de um homem com chifres. Da cintura para baixo tinham a aparência de bodes.

Górgonas

Eram mulheres que na cabeça possuíam serpentes no lugar de seus cabelos. Além disso, todos que olhassem diretamente para elas seriam transformados em pedra. Uma das mais famosas é a Medusa.

Tritão

Da cintura para cima, o ser tinha corpo de homem. Entretanto, da cintura para baixo tinha corpo de peixe. Também usava um tridente e habitava os oceanos.

Ciclopes

Os seres eram gigantes. Além disso, possuíam apenas um olho no meio da testa.

Cérbero

O ser tinha a simples função de guardar a porta do inferno. Segundo a mitologia, cérbero era um cachorro monstruoso com três cabeças. Como protetor, atacava e matava quem se arriscava a chegar perto das portas do submundo.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.