ANS suspende temporariamente a venda de 70 planos de saúde
Ao todo, foram mais de 70 planos de saúde proibidos.
Nesta segunda-feira (27), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou a suspensão temporária de 70 planos de saúde de oito operadoras distintas.
Para isso, foram levadas em consideração mais de 37 mil reclamações de consumidores, registradas de janeiro até março deste ano. A medida é válida a partir de 30 de junho e deve proteger cerca de 1.400,00 beneficiários.
Leia mais: Losartana: Anvisa irá recolher o remédio das farmácias
Entre as operadoras que tiveram planos suspensos estão a Amil, Santo André, Esmale, Saúde Brasil, Biovida, Unimed Norte/Nordeste e Unimed-Rio. Ainda assim, segundo o órgão, os usuários atuais dos planos não serão prejudicados e poderão continuar utilizando os serviços normalmente. Você pode acessar a lista completa dos planos suspensos aqui, na nota oficial da ANS.
Análise das reclamações
As 37 mil queixas foram analisadas através do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha o setor de planos de saúde e protege os consumidores de práticas abusivas. Em geral, são registradas reclamações relacionadas a exames e cirurgias, prazos máximos para realização de consultas e negativa de cobertura assistencial. Assim, é feita uma avaliação e classificação das operadoras em faixas, sendo por fim realizada uma análise comparativa sobre elas.
A partir daí, os resultados são divulgados trimestralmente, acarretando na suspensão dos planos com maior registro de relamações das operadoras classificadas nas faixas de risco. Quando isso acontece, essas operadoras não poderão registrar nenhum novo plano que seja análogo aos que estão na lista de suspensão e nem mesmo receber novos beneficiários, com exceção de novo cônjuge ou filho e ex-empregados demitidos ou aposentados.
Quando os planos de saúde serão liberados?
Para que os planos possam voltar e a operadora consiga receber novos clientes, é necessário apresentar melhora em seu desempenho assistencial. Logo, a cada trimestre ocorre uma reavaliação, e aquelas que se adequarem ao padrão do monitoramento serão liberadas para oferecer novas comercializações. Inclusive, além da suspensão dos serviços de algumas operadoras, neste ciclo, foram divulgados outros 4 planos que terão venda liberada.
Comentários estão fechados.