Ansiedade social: dificuldade nas interações sociais e outros sintomas
Venha descobrir os principais sintomas dessa doença mental crônica e aproveite para ver se você possui algum deles!
A ansiedade social, também conhecida como fobia social, é considerada uma doença mental crônica na qual as interações sociais causam uma ansiedade irracional, medo, autoconsciência e constrangimento. No artigo de hoje, vamos falar mais um pouco sobre o que é esse problema de saúde e seus principais sintomas.
Leia mais: Ansiedade: a doença da geração millennials?
Principais sintomas da fobia social
A ansiedade social é uma doença mental que pode durar por um certo período de tempo ou a vida inteira. Assim como a maioria das doenças, ela requer um diagnóstico médico e seu tratamento também é feito com o auxílio de um profissional.
O tratamento pode ser feito por meio de terapia e antidepressivos, com o objetivo de melhorar a confiança do paciente em interações sociais e assim, reduzir essa ansiedade irracional.
Confira agora os principais sintomas da ansiedade social e veja se você possui alguns deles:
1. Dificuldades em lidar com pessoas
Pessoas que sofrem com ansiedade social tem uma grande dificuldade em interagir socialmente, visto que essa interação gera um medo e constrangimento irracional. No local de trabalho, por exemplo, as vítimas dessa doença tem uma grande dificuldade em lidar com os colegas e, principalmente, com aqueles que estão em uma posição superior a eles.
2. Obstáculos no relacionamento
Tal dificuldade na interação social reflete também em relacionamentos amorosos. A depender do grau da ansiedade, a pessoa não consegue nem se abrir para ter uma relação.
As vítimas dessa doença tendem a criar barreiras inconscientemente como forma de defesa dessa ansiedade. Tal reação acaba levando a vítima ao sofrimento, visto que, mesmo irracionalmente, ela acaba afastando quem ama.
3. Dificuldade em se expressar
Um dos sintomas mais comuns da fobia social é o medo de se expressar. Essas pessoas têm muita dificuldade em conversar normalmente, quem dirá falar sobre os seus próprios sentimentos e experiências.
Comentários estão fechados.