Antioxidante, bom para a digestão e mais: todos os benefícios do chá de louro

Tradicional na culinária brasileira, a folha de louro também gera um dos chás mais nutritivos que existem.

Quem já experimentou uma boa feijoada sabe que esse prato típico do Brasil não seria o mesmo sem a presença da famosa folha de louro.

Entretanto, também é de conhecimento popular os amplos “poderes” medicinais do louro, que podem gerar um chá com incríveis propriedades medicinais.

Essa erva possui componentes como taninos, flavonoides, alcaloides, linalol, eugenol, metil chavicol e antocianinas, que conferem ao chá de louro propriedades antioxidantes, antibacteriana e anti-inflamatória.

Por tudo isso, a bebida pode ser usada para uma série de fins diferentes, como na forma de calmante e para o combate de inflamações pelo corpo.

Porém, os benefícios do chá de louro não param por aí. Veja nos tópicos abaixo mais alguns!

(Imagem: Freepik/reprodução)

Analgésico natural

Os compostos antioxidantes do chá de louro atacam os radicais livres que geram inflamação nos mais diversos tecidos do corpo.

Ademais, o efeito calmante da infusão também pode ser benéfico para lesões agudas que causam dor. Em alguns casos, o chá de louro é usado até mesmo em aplicações locais.

Bactericida natural

O chá de louro também é indicado para tratamentos paliativos de alívio rápido para infecções bacterianas, por ser capaz de combater os agentes causadores desses incômodos.

É bom para o intestino

Sobretudo as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do chá de louro trabalham em conjunto para manter o intestino funcionando corretamente.

Isso acontece porque em muitos casos o desconforto digestivo é causado por inflamações e lesões no trato digestivo, como gastrite e úlcera.

Controla a diabetes

Novamente os antioxidantes presentes no chá de louro entram em cena. De acordo com especialistas, eles são capazes de combater o estresse oxidativo que está por trás da diabetes tipo 2.

Em alguns casos, a baixa produção de insulina ou a resistência a esse hormônio, fatores que levam ao acúmulo de açúcar no sangue, podem ser causadas por radicais livres. Nessas situações, um bom antioxidante pode ser a solução!

Controla o colesterol

Em um mecanismo semelhante ao visto na diabetes tipo 2, o estresse oxidativo é o responsável pelo aumento dos níveis de colesterol LDL, o “colesterol ruim”, no organismo.

Quando ativos no corpo, os radicais livres impulsionam a formação de placas de gordura nas artérias, aumentando o risco de doenças cardiovasculares.

Por sua vez, os antioxidantes que compõem o chá de louro interrompem o ciclo de ação dos radicais, combatendo a oxidação e limpando as artérias.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.