Apesar das cores e fragrâncias diferentes, os doces Skittles têm o mesmo sabor
O intuito da diversificação na coloração e cheiro dos doces seria confundir os consumidores, afirma especialista.
Os famosos doces Skittles, muito populares entre crianças, adolescentes e jovens, podem estar “enganando” os consumidores.
Isso porque, de acordo com um estudo publicado pela rede de emissoras de rádio norte-americana NPR, os doces coloridos na verdade têm o mesmo gosto, contrariando o entendimento de que cada cor representava o gosto de uma fruta diferente.
Segundo o neuropsicólogo Don Katz, da Universidade Brandeis, o segredo dos doces está no cheiro e nas cores empregadas, que são as responsáveis por dar a falsa sensação de gostos diferentes.
“Os fabricantes dos doces Skittles, sendo muito mais espertos que a maioria de nós, reconheceram que é mais barato fazer as coisas cheirarem e parecerem diferentes do que fazer com que elas realmente tenham um sabor diferente. Portanto, os Skittles têm fragrâncias diferentes e cores diferentes, mas todos têm o mesmo sabor.”, afirmou Katz, que é especialista na relação entre o cérebro humano e o paladar.
Mas, como se dá essa “ilusão”?
Conforme explica Don Katz, a junção entre cor e aroma é muito poderosa. Quando uma pessoa pega um Skittle roxo, por exemplo, que supostamente tem o sabor de uva, ela acredita que o doce é realmente feito de uva antes mesmo de colocá-lo na boca, apenas sentindo o cheiro e vendo a cor roxa da bala ao mesmo tempo.
Isso acontece porque o cérebro humano evoluiu ao longo do tempo para identificar cheiros e cores de alimentos, discernindo se estão próprios para o consumo ou não.
Ainda de acordo com Don Katz, as empresas de doce que usam essa artimanha estão visando uma redução de custos. “Muitas empresas de doces descobriram que essa é uma boa maneira de economizar dinheiro”, revelou.
Apesar de tudo, não se pode afirmar com certeza que todas as empresas que produzem doces e guloseimas simulam o gosto de seus produtos. Acredita-se que muitas delas usem saborizantes, mesmo que sejam artificiais.
Comentários estão fechados.