Apocalipse no pantanal? Pássaro 'assombrado' está assustando as pessoas – veja vídeo
Já ouvimos falar sobre o canto da sereia, mas o canto do pássaro apocalíptico é a primeira vez! Além do pantanal, essa 'ave fantasma' também já foi vista em Santa Catarina.
Imagine-se, de repente, deparando-se com uma criatura de aparência peculiar e sendo surpreendido por um canto alto e estridente.
O pássaro-fantasma, também conhecido como urutau, é uma presença que simultaneamente assusta e encanta, seja pela sua aparência misteriosa, seu canto característico ou seus hábitos noturnos.
Não sabemos a data e o local exatos em que o pássaro foi visto pela primeira vez, mas uma cena compartilhada pela página especializada “Vidas no Pantanal” certamente provocou uma diversidade de reações entre os espectadores recentemente.
Alguns internautas ficaram intrigados com a estranheza dessa criatura, enquanto outros foram tocados pela visão desse pássaro, que frequentemente está envolvido em lendas e mitos nas áreas rurais.
O urutau é uma ave singular, conhecida por sua capacidade de camuflagem na vegetação cinzenta, graças à sua plumagem especial. Sua denominação em tupi-guarani, que significa “ave-fantasma”, reflete essa característica peculiar.
Além disso, o urutau recebe outros nomes populares, como “mãe-da-lua” e “emenda-toco”, destacando a variedade de nomes e lendas associadas a essa criatura intrigante.
O canto do pássaro urutau, o fantasma
Devido à sua natureza predominantemente noturna, o urutau costuma ficar escondido durante o dia, o que torna os avistamentos uma ocorrência especial e única para aqueles que têm a sorte de testemunhar essa incrível criatura em seu ambiente natural.
O canto melancólico do urutau também está envolto em uma lenda boliviana que acrescenta mais mistério a essa enigmática ave. A presença do urutau é cercada por diversas lendas e superstições.
De acordo com a lenda, esse pássaro seria, na verdade, uma moça que foi transformada em ave pelo seu pai. Essa transformação teria ocorrido como punição, já que o pai dela a impediu de seguir o seu amor por um jovem.
Outras tradições populares afirmam que, quando o urutau emite seu característico canto, que soa como “foi, foi, foi”, isso é interpretado como um presságio de que alguém próximo está prestes a partir.
Comentários estão fechados.