Após anúncio, Manuel Palácios assumiu a presidência do Inep
O ministro da Educação anunciou o nome assim que tomou posse no início do ano. Agora, Palácios assume a presidência do Inep.
Manuel Palácios consagrou-se oficialmente o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última quarta-feira, 1° de fevereiro. O Inep é vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o órgão responsável por avaliações nacionais, gerenciamento de estatísticas, indicações educacionais e gestão. Confira o artigo e saiba mais sobre o novo ministro.
Quais as expectativas para o novo ministro?
O novo anúncio traz um nome responsável por políticas públicas educacionais e trata-se de um personagem que já esteve presente no governo em outras posições na educação.
Desta vez, o nome de Manuel Palácios foi anunciado como presidente responsável pelo Inep. Camilo Santana, ministro do MEC, anunciou o nome de Palácios quando assumiu o cargo. Agora, oficialmente, o Inep conta com uma nova gestão.
As expectativas para um novo nome no órgão eram aguardadas, visto que a responsabilidade do Inep diz respeito ao ingresso de milhares de estudantes no ensino superior. O órgão organiza as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). A trajetória do novo presidente da instituição demonstra engajamento educacional.
Confira a trajetória de Manuel Palácios.
Conheça o novo presidente do Inep
Palácios é graduado em Engenharia de Comunicações pelo Instituto Militar de Engenharia e doutor em Ciências Sociais pelo Iuperj (Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro). Atua como professor desde 1991 na Faculdade de Educação da Universidade de Juiz de Fora (UFJF), assim como já foi diretor da faculdade entre 1998 a 2002.
Esta não é a primeira vez que Palácios assume cargo na educação do país. Em 2015 e 2016, foi nomeado secretário da Secretaria de Educação Básica (SEB), secretário interino da Secretaria de Educação Superior (Sesu) no MEC. Assumiu a posição de diretor de Políticas da Educação Superior.
Os últimos 20 anos do novo presidente do Inep foram marcados por publicações de artigos dedicados à educação pública do país e as políticas que envolvem a educação.
Comentários estão fechados.