Após mais de 10 anos, FINALMENTE teremos novo concurso na Capes
Órgão deverá ter abertura de 90 vagas de nível superior para analista.
Finalmente! Depois de mais de 10 anos sem qualquer edital, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) finalmente terá um novo concurso. O órgão federal está em busca de aprovação para a realização de um certame ainda em 2023.
Espera-se que a Capes abra 90 vagas neste concurso. Todas para o cargo de analista em Ciência e Tecnologia, de nível superior.
A informação foi repassada à imprensa por meio da Assessoria de Imprensa da pasta, conforme publicado pelo site Folha Dirigida. O que falta, ainda segundo o texto, é estabelecer um calendário para que o concurso seja feito. Para isso, o órgão está em conversas adiantadas com o Ministério da Gestão e da Inovação.
“A Capes solicitou autorização para realizar concurso público, com a perspectiva de oferecer 90 vagas para o cardo de Analista em Ciência e Tecnologia ainda no decorrer de 2023”, diz a nota do departamento.
Isso se casa com declaração recente da ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck. Segundo ela, novas provas deverão ser autorizadas até o final de maio. Aliás, o governo federal tem a expectativa de fazer mais de 20 concursos ainda neste ano.
Conforme consta nos dados oficiais do governo federal, via a Lei de Acesso à Informação, há 257 cargos vagos na Capes. Também espera-se aproximadamente 18 aposentadorias nos próximos quatro anos.
Pode ser a sua chance!
Quando foi o último concurso para a Capes?
O último concurso para trabalhar na Capes aconteceu em 2012. À época, 140 vagas foram ofertadas. Foram 70 vagas para Assistente em Ciência e Tecnologia e 70 para Analista em Ciência em Tecnologia, afuniladas assim:
- 63 de formação geral;
- 1 em Arquivologia;
- 2 em Biblioteconomia;
- 4 em Contabilidade.
O salário de um Analista, naquela época, poderia chegar a R$ 8.124,68, mediante a titulação do candidato. A jornada de trabalho era de 40 horas semanas, com lotação em Brasília. Já para assistente, o ganho era de R$ 2.711,33, com a mesma carga horária.
A diferença é que o cargo de analista era nível superior, enquanto o outro era nível médio – para este, havia ainda a necessidade de comprovação de pelo menos um ano de experiência prévia nas atividades do cargo.
Para ambos os casos, houve provas objetivas, discursivas e também avaliação de títulos.
Comentários estão fechados.