Após muito tempo, Nubank finalmente adotou o Open Finance
Há pouco tempo recebemos uma notícia sobre o Nubank que acabou deixando muita gente curiosa. Saiba mais sobre o assunto.
Há pouco tempo recebemos uma notícia sobre o Nubank que acabou deixando muita gente curiosa. Depois de um anúncio feito pelo próprio branco para seus clientes brasileiros, muitos usuários acabaram criando muitas expectativas por conta da implementação de uma nova ferramenta.
Leia mais: Nubank enfrentará dificuldades para o próximo ano se continuar com números negativos
A novidade do banco diz respeito a uma atualização muito importante, que veio para mudar para sempre a cara de muitas fintechs por aí e também a forma de como os correntistas irão realizar suas operações financeiras. Abaixo falaremos um pouco sobre o anúncio feito pelo banco, como surgiu a nova ferramenta e quais seriam as vantagens ao utilizá-la.
Antes de tudo, é bastante interessante darmos um panorama sobre o banco de uma forma em geral.
O Nubank foi fundado no dia 6 de maio de 2013, é de origem brasileira e se tornou pioneiro no ramo dos serviços financeiros digitais. Atualmente, essa empresa tem sido considerada a quarta instituição financeira mais valiosa da América Latina, ficando à frente até mesmo de um dos bancos mais conhecidos no país, o Banco do Brasil.
Agora, voltando ao assunto da novidade do Nubank, nada mais é do que o Open Finance, que acabou de chegar na plataforma. Para quem ainda não conhecia essa ferramenta, ela serve para poder compartilhar o histórico financeiro dos correntistas de vários bancos, o que tem facilitado na hora de conseguir crédito ou empréstimos, por exemplo.
No mês de março deste ano, o Banco Central do Brasil fez uma publicação sobre uma resolução que estaria criando de forma oficial o modelo de Open Finance no nosso sistema financeiro. Para os bancos convencionais, a adesão desse sistema era obrigatória. Agora, para os bancos digitais, fintechs e também outras companhias financeiras, essa adoção ao sistema era opcional.
Mas afinal, quais seriam os benefícios por utilizar o serviço? Conforme as informações do próprio Nubank, as vantagens da ferramenta são divididas em duas partes bastante específicas. Uma delas seria a autonomia dos clientes e também a competição de mercado. Essa autonomia diz respeito ao fato de os clientes conseguirem compartilhar o histórico financeiro com outros correntistas e também instituições financeiras.
Por conta desta opção de compartilhar as informações, os usuários do Nubank podem conseguir crédito de forma mais simples, seja em empréstimos ou aumento no limite do cartão de crédito. Agora, falando sobre a competitividade no mercado, o comentário feito pelo Nubank diz mais ou menos como irá funcionar.
“Se a opção de empréstimo do banco A tem juros bem altos, o cliente pode optar por levar todo o histórico e pedir para a instituição B uma proposta melhor, para comparar os juros. Em outras palavras, o Open Finance estimula a competição entre as instituições”. É importante destacar também que o Open Finance no Nubank ainda está em fase de testes, mas muito em breve o sistema estará operando a todo vapor.
Comentários estão fechados.