Após tragédia de ‘Rust’, cineastas pedem proibição de armas de fogo nos sets
“Não vamos sentar e esperar que a indústria mude”, diz uma carta apoiada por mais de 200 cineastas.
Um grupo de 214 cineastas está pedindo a proibição de armas de fogo funcionais em sets de filmagem, após a tragédia “Rust” que matou a colega cineasta Halyna Hutchins.
Leia mais: Alec Baldwin se pronuncia após matar acidentalmente diretora de Rust
Em uma carta publicada na terça-feira e obtida por TheWrap, cineastascomo Rachel Morrison (“Mudbound”), Reed Morano (“The Handmaid’s Tale”), Bill Pope (“The Matrix”), Edward Lachman (“Carol”) Stephen Lighthill, presidente da American Society of Cinematographers, e muitos outros disseram que “juram não trabalhar mais em projetos” que usam armas de fogo funcionais para fins de filmagem.
“Prometemos não trabalhar mais em projetos usando armas de fogo funcionais para fins de filmagem. Prometemos não mais colocar a nós mesmos e nossa equipe nessas situações desnecessariamente letais”, diz a carta. “Temos alternativas seguras em VFX e armas de fogo não funcionais. Não vamos sentar e esperar que a indústria mude. Temos o dever de efetuar mudanças dentro da indústria.”
A carta também classificou o assassinato de Hutchins no set de “Rust” como “sem sentido, negligente e evitável”, e apelou à liderança sindical, produtores e legisladores para liderar a acusação pela mudança.
Hutchins morreu no mês passado quando uma arma no set de “Rust”, utilizada por Alec Baldwin, disparou com o que foi descrito como um “projétil de chumbo”, matando Hutchins e ferindo o diretor do filme, Joel Souza.
Morrison, que foi a primeira mulher a ser indicada ao Oscar de cinematografia, já havia falado sobre a tragédia dizendo à CNN : “não foi um acidente, foi negligência”.
Ela está entre outros cineastas e criadores, como os do drama policial “The Rookie” e “The Boys”, que disseram que não usariam mais armas de fogo funcionais em seus sets. O senador do estado da Califórnia, Dave Cortese, elaborou um projeto de lei que pretende apresentar ao senado pedindo a proibição de armas de fogo em sets de filmagem no estado da Califórnia.
Uma petição da change.org começou após o acidente, pedindo de forma semelhante o banimento das armas nos sets. Mais de 100.000 assinaturas foram recolhidas desde o final de outubro, e a carta em particular inclui a hashtag #HalynasLaw.
Comentários estão fechados.