Aposentadoria por invalidez: benefício a pessoas com transtornos mentais
Muitos possuem dúvidas quanto à aposentadoria e sobre quem tem de fato direito ao benefício.
Muitas pessoas possuem dúvidas quanto à aposentadoria e se somente pessoas com deficiências físicas têm direito a obter o benefício. A resposta é não.
A aposentadoria também é direito daqueles que possuem transtornos mentais como depressão, transtornos de ansiedade, TEPT, Alzheimer, esquizofrenia e transtornos de bipolaridade. O fator determinante para adquirir o benefício é a condição ser ou não incapacitante, não permitindo que o assegurado consiga executar suas atividades profissionais.
Vale ressaltar, que a aposentadoria por invalidez é aceita a partir de um acidente, condição ou doença que incapacite o profissional, mesmo em casos de recolocação profissional. Dessa forma, atendendo a esse e outros critérios, o indivíduo podem sim pleitear o direito de receber a aposentadoria por invalidez.
Para solicitar o benefício, lembre-se de estar com todos os documentos necessários, para que seja comprovada a sua inaptidão, como laudos, atestados médicos, relatórios, receita de medicamentos, prontuários e exames.
Ademais, para solicitar a aposentadoria, basta acessar o aplicativo do “Meu INSS” ou o site e realizar as seguintes ações:
- Faça login no Meu INSS;
- Clique na opção “Agendamentos/Solicitações”;
- Clique em “Novo Requerimento”;
- Selecione o serviço que você quer;
- Clique em “Atualizar”;
- Confira ou altere seus dados de contato e depois clique em “Avançar”;
- Informe os dados necessários para concluir o seu pedido.
Por fim, caso deseje solicitar o benefício por outro meio, pode-se entrar em contato com a central de atendimento através do número contato 135, que funciona das 7h às 22h de segunda a sábado.
Comentários estão fechados.