Aposentados e pensionistas do INSS já podem emitir a ‘Carteira do Beneficiário’
De acordo com o órgão, o novo documento dará acesso a uma espécie de ‘clube de vantagens’ aos beneficiários que o emitirem.
Foi lançada nesta segunda-feira (22) pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a chamada ‘Carteira do Beneficiário’, que poderá ser adquirida por aposentados e pensionistas mantidos pelo órgão.
O novo documento foi lançado para servir como uma das maneiras de verificar se o cidadão está recebendo algum benefício do INSS.
Ademais, o beneficiário pode se utilizar desse documento para usufruir de um programa de “privilégios exclusivos”, como nos famosos clubes de vantagens, onde poderá ter acesso a descontos em serviços através do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
Como emitir a Carteira do Beneficiário?
Solicitar a emissão da nova carteira é bastante simples. O passo a passo é o seguinte:
- Acesse o app (Android | iOS) ou o site da plataforma Meu INSS;
- Já na página inicial, procure a opção ‘Carteira do Beneficiário’ e clique nela;
- Em seguida, selecione uma foto para colocar na carteira;
- Depois, confirme que está ‘ciente que ao apresentar a carteira os dados do benefício serão compartilhados através do QR Code’. Por fim, clique em ‘continuar’;
- Após esse passo, a carteira ficará disponível no sistema Meu INSS e poderá ser acessada livremente pelo aposentado ou pensionista.
Antes do lançamento da Carteira do Beneficiário, os usuários do INSS precisavam entrar no sistema e suscitar uma documentação específica para comprovar o seu vínculo com o órgão.
Agora, com a facilidade trazida pelo novo documento, não será mais necessário usar papel ou ter que imprimir comprovante algum.
E o “clube de vantagens”, como funciona?
Em primeiro lugar, vale frisar que as vantagens que podem ser acessadas por meio do novo Cartão do Beneficiário estão associadas à instituição bancária na qual o beneficiário recebe seus pagamentos.
Os beneficiários do INSS geralmente recebem os seus proventos por meio da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.
No entanto, de acordo com o Ministro da Previdência, Carlos Lupi, o intuito é estabelecer acordos formais com outras instituições financeiras, para que também participem do programa.
Para verificar quais vantagens estão disponíveis, o segurado deve acessar o site do respectivo banco do qual recebe seu benefício. Os benefícios mais comuns são descontos em cinemas e farmácias.
Uma vez ciente da possibilidade de desconto em determinado estabelecimento, o aposentado ou pensionista pode ir até o local e apresentar a sua carteira para ter direito ao benefício.
Comentários estão fechados.