INSS antecipa consulta ao 13º e libera o calendário de pagamento do benefício

Geralmente pago no final do ano, o 13º salário vem sendo depositado na conta de aposentados e pensionistas do INSS de forma antecipada nos últimos anos.

Foi antecipada pelo INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) a verificação do 13º salário para os aposentados, pensionistas e outros beneficiários que são atendidos pelo órgão.

Com o início dos pagamentos previsto já para o próximo dia 25, o benefício poderá ter o seu valor aferido por meio do aplicativo (Android | iOS) ou do site Meu INSS.

Em ambas as opções, o usuário deve fazer um cadastro prévio utilizando seus dados pessoais, para, só então, poder acessar o sistema.

Uma vez cadastrado, o usuário deve fazer login no Meu INSS com o login e senha escolhidos.

Por fim, basta procurar a opção que dá direito à consulta do valor que será depositado no 13º e conferir quanto irá receber.

O pagamento do décimo terceiro salário será distribuído para cerca de 30 milhões de cidadãos brasileiros, os quais receberão um total de R$62,6 bilhões, aproximadamente.

Geralmente esse abono é pago entre os meses de agosto e novembro. Contudo, esse já é o quarto ano consecutivo em que esse benefício é adiantado para o primeiro semestre.

Têm direito ao décimo terceiro os aposentados, pensionistas e alguns dos demais beneficiários do INSS.

O salário adicional também deve ser pago a funcionários públicos e trabalhadores da iniciativa privada, conforme estabelece a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Entretanto, os segurados que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e renda mensal vitalícia não estão inclusos no pagamento.

Calendário de pagamento do 13º

O INSS já havia liberado o calendário de pagamento do 13º salário há alguns dias. Na ocasião, a instituição explicou que a ordem de pagamento ficou dividida entre beneficiários que recebem até um salário mínimo e quem recebe a partir desse valor.

Nas duas tabelas abaixo você pode conferir os calendários para cada tipo de beneficiário. Veja!

Para quem recebe até um salário mínimo:

Para quem recebe acima de um salário mínimo:

você pode gostar também

Comentários estão fechados.