App do Google Chrome no Android vai ganhar atalho para limpeza de histórico
A medida visa simplificar a ação, que é recorrente para a maioria dos usuários.
O aplicativo do Google Chrome para Android, que é nativo em todos os aparelhos que utilizam o sistema operacional, parece finalmente estar recebendo uma atualização almejada por muitos usuários.
Trata-se de um botão de atalho para limpeza do histórico de navegação, que vai simplificar muito o procedimento.
A novidade já está presente na versão 121 do Chrome, que ainda não foi lançada para o público geral, mas já está disponível para testadores beta.
O botão de limpeza de histórico já havia sido implementado de forma preliminar antes, mas os testes consecutivos acabaram não sendo bem sucedidos e o incremento acabou sendo adiado diversas vezes até agora.
Atualmente a versão pública mais recente do Chrome para Android é a 120. Ou seja, na próxima atualização do aplicativo pode ser que a novidade já esteja implementada completamente.
No que diz respeito ao app do Chrome para iOS, é bem provável que o cronograma de atualizações espelhe o do Android, mas ainda não há nada concreto para informar aos usuários de iPhones e iPads nesse sentido.
Como acessar o novo botão?
De acordo com o 9to5Google, um dos portais que vêm noticiando a novidade em primeira mão, o novo botão de limpeza de histórico do Chrome mobile deve ficar no menu de sobreposição do app, que fica no canto superior direito do aplicativo.
Sem nenhuma surpresa, no botão estará o clássico símbolo da limpeza e a inscrição “Limpar dados de navegação”. Ao clicar nele, o usuário irá se deparar com as opções de período o qual a limpeza deve abranger e opções de refino da limpeza, exatamente como na limpeza de histórico “normal”.
Veja abaixo a imagem ilustrativa publicada pelo 9to5Google (o conteúdo está em inglês):
“Clear browsing data” quer dizer exatamente “Limpar dados de navegação”, em português. (Imagem: 9to5Google/reprodução)
Vale ressaltar que por ainda estar em fase de testes, o atalho ainda não pode ser encontrado no Chrome, mesmo que o app esteja o mais atualizado possível. O exemplo registrado pelo 9to5Google e publicado acima é de um testador beta que já utiliza o Chrome 121.
* Com informações de 9to5Google
Comentários estão fechados.