Identifique e aprenda a conviver com pessoas negativas
Conviver com pessoas negativas pode ser complexo, mas especialistas dizem que, sim, é possível. Saiba como.
Todos nós conhecemos pessoas negativas que sempre reclamam de tudo. Claro, todos nós temos nossos próprios dias ruins, mas é bem chato ser negativo o tempo todo. Além disso, conviver com uma pessoa assim pode ser muito mais complicado. No entanto, os psicólogos dizem que é possível ter um bom relacionamento com uma pessoa negativa. Para isso, é preciso saber identificar essas pessoas, impor limites e ter inteligência emocional. Confira algumas dicas a seguir.
Leia mais: 12 Sintomas de esgotamento mental
Conheça características de pessoas negativas
Várias razões tornam as pessoas mais amargas ou infelizes. Muitas vezes, é porque ela não consegue superar contratempos e traumas, ou até mesmo pode ser que esteja infeliz com sua vida ou algum setor dela.
Pessoas com tendência a serem negativas costumam apresentar algumas características em comum. Confira as principais:
- Reclamar bastante sobre coisas da vida;
- Dar mais atenção a questões mais complicadas como fuga às questões de fácil resolução;
- Abrir mão de suas ambições quando aparecem empecilhos;
- Viver fazendo comparações;
- Ser ríspido com as pessoas;
- Desprezar a si mesmo ou aos outros;
- Se frustrar constantemente quando surgem obstáculos;
- Não tomar iniciativa para tudo;
- Apresentar problemas emocionais para obter atenção;
- Responder ‘não’ para tudo.
Tente manter a boa convivência
Às vezes, pessoas negativas podem apresentar sintomas de ansiedade e depressão sem perceber, ou mesmo outros problemas pessoais. Portanto, elas são difíceis de satisfazer. Em outras palavras, são pessoas que não são dignas de julgamento nem condenação. Portanto, devemos evitar as críticas excessivas e tentar conviver com elas de uma forma menos pesada.
Ofereça ajuda
Muitas vezes, as pessoas gritam por ajuda sem perceber. Por não saberem que caminho tomar para resolver seus conflitos emocionais, seguem a vida normalmente, sofrendo os efeitos do estresse, do pessimismo e da ansiedade.
Ofereça-se para ouvir essas pessoas quando elas precisarem só falar com alguém. Também faça convites interessantes para incentivá-la a deixar de lado sua bolha e recomende que ela consulte um terapeuta para ajudá-la a se sentir melhor.
Tenha paciência e mantenha a calma
Pode ser estressante estar perto de pessoas negativas. Após uma breve conversa, você pode se sentir frustrado, desmotivado ou irritado. O problema de perder a paciência e reagir agressivamente é que você pode acabar se machucando. Portanto, tente manter a calma enquanto interage com uma pessoa negativa.
Caso necessário, se distancie
Pessoas negativas conseguem drenar nossas reservas energéticas e nos deixam mentalmente exaustos. Como resultado, a maioria das pessoas se sente compelida a se distanciar imediatamente durante as primeiras conversas.
É normal que façamos isso para preservar nossa saúde mental. No entanto, reconheça que não é necessário se afastar dessa pessoa completamente. Você pode evitar o contato com ela por alguns dias para se recuperar de uma interação.
Comentários estão fechados.