Cultivar orégano em casa pode ser muito prático; aprenda como plantar
A erva possui funções medicinais e culinárias e pode ser cultivada em pequenos espaços.
O orégano é uma erva perene e com aroma característico, muito utilizado na culinária ocidental e no Mediterrâneo como condimento ou como remédio para cólicas menstruais, na forma de chás. Brasileiros costumam utilizar orégano para potencializar o sabor da pizza, também. Por sua versatilidade, separamos aqui algumas dicas para o cultivo do orégano em casa ou apartamento. Descubra mais abaixo.
Leia mais: Chá de orégano: Conheça 4 benefícios e aprenda a preparar!
Orégano sem precisar ir ao supermercado
Imagine o seguinte cenário: Você tem alguns pães velhos em casa, alguns tomates e resolveu fazer uma bruschetta de tomate. Perfeito. Mas, daí, se deu conta que acabou o orégano! O que fazer? Bom, você tem duas opções: Ir até o supermercado ou ir até a pequena horta que você estará apto (a) a ter após ler essa publicação. A segunda opção parece mais cômoda, certo? Portanto, leia mais abaixo sobre como cultivar essa erva importante.
Instruções para plantar orégano em garrafa PET
Você vai precisar separar os materiais necessários. São eles: tera, areia, muda de orégano, húmus e a garrafa PET. Feito isso, siga as instruções abaixo e inicie o processo.
- Separe porções iguais de terra, areia e húmus. A quantidade deve ser suficiente para cobrir toda a garrafa;
- Definidas as porções, misture todos os produtos acima;
- Você precisará cortar a garrafa PET. Para isso, coloque-a na horizontal e faça um retângulo no corpo da garrafa, com furinhos pequenos na parte de baixo (para que a água escoe);
- Depois, retire o plástico deste retângulo e insira a muda de orégano dentro da garrafa, através do retângulo. A muda deve ficar em pé, enquanto a garrafa deve continuar na horizontal;
- Tenha bastante cuidado ao retirar a terra da muda para não quebrar a raiz da planta. Feito isso, acrescente a terra que você preparou, cuidadosamente, até cobrir a muda;
- Regue a planta.
Informações sobre o plantio
As condições ideais para o desenvolvimento desta especiaria envolvem temperaturas amenas e luminosidade – mais especificamente 4 horas de exposição ao sol diariamente. Quanto mais exposta ao sol, mais aromáticas serão as folhas. Porém, não fique triste caso você more em um local com temperaturas menores, pois a erva se adapta a temperaturas extremas, entre 4º C a 32º C.
Tenha cuidado apenas com o excesso de água: O orégano deve ser regado apenas se o solo estiver seco. Alta quantidade hídrica pode prejudicar o desenvolvimento da planta. Vale também analisar o pH do solo, que deve variar entre 6 e 8.
Comentários estão fechados.